Número de mulheres investidoras mais que dobrou no último ano

Group portrait of two beautiful smiling young office women looking at laptop screen on office desk. Attractive cheerful business ladies in formal wear using computer while discussing project

Valor movimentado por elas na Bolsa chegou a R$ 79 bilhões

Apesar de ainda ser um território dominado pelos homens, nos últimos anos a participação de mulheres no mundo dos investimentos cresceu substancialmente. O relatório da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) corrobora com essa realidade. De acordo com o estudo mais que dobrou o número de investidoras no último ano, passando de 179 mil em 2018 para 388 mil em 2019.

O levantamento não aponta uma razão clara para essa participação maior de mulheres no universo das finanças, todavia, é possível que seja um reflexo do acesso à informação. “A internet tornou mais fácil obter informações sobre investimentos e gestão de finanças pessoais. É o caso do portal www.suasaudefinanceira.com.br, onde é possível encontrar conteúdos em texto e vídeo, além de materiais gratuitos para download como planilhas e simuladores. O objetivo é descomplicar o mundo das finanças e melhorar a relação das pessoas com o dinheiro”, explica Vivien Aucar, Especialista em Investimentos e Educação Financeira da Unicred SC/PR. Ela acrescenta que “a partir do momento em que as pessoas começam a praticar hábitos financeiros saudáveis no dia a dia, elas conseguem ajustar o orçamento, estabelecer prioridades e criar a rotina de poupar todos os meses. É um processo de autoconhecimento”.

Os investimentos realizados por mulheres em 2019 corresponderam a R$ 79 bilhões, o maior desde 2002 quando os dados começaram a ser compilados. No entanto, mesmo com esse crescimento as mulheres representam apenas 23% dos investidores na Bolsa. 

Como começar a investir

Realizar o primeiro investimento ainda é motivo de dúvidas para muitas pessoas. Para desmistificar o assunto a Unicred SC/PR separou no Portal Sua Saúde Financeira uma série de dicas importantes como os principais erros na hora de investir, como vencer o imediatismo e aprender a poupar, os mitos e verdades sobre previdência, além de como diversificar os investimentos. “Conhecer a própria realidade faz parte disso, por isso a Cooperativa se preocupa em levar a educação financeira para todas as pessoas”, afirma Vivien. De acordo com a especialista é preciso observar os seguintes pontos antes de realizar um investimento: “considere o seu momento de vida e necessidades atuais. Já existe uma reserva para emergências? Ela é muito importante para cobrir imprevistos e este dinheiro deve estar em aplicações de baixo risco e liquidez imediata, como é o caso da maioria das aplicações de renda fixa atreladas ao CDI e alguns fundos de investimentos conservadores. Outro ponto importante é conhecer o seu próprio perfil de investidor para que possa, futuramente, diversificar as aplicações. A diversificação nos permite diminuir os riscos e potencializar o retorno de uma carteira”. De acordo com Vivien “não existe uma única receita ou fórmula mágica que se aplique à todos. A escolha vai depender dos seus objetivos, momento de vida, perfil e necessidades. Por isso é muito importante buscar informações”. 

Unicred SC/PR

Em Santa Catarina e no Paraná, a Unicred atende mais de 75 mil cooperados. Uma trajetória que completa 25 anos de sucesso, com a determinação e a essência cooperativista. Esse é o DNA que move a instituição a somar e multiplicar conhecimentos e conquistas para entregar o melhor ao cooperado dia após dia.