Startups sediadas em Florianópolis são finalistas de prêmio nacional de turismo
Duas
empresas de base tecnológica sediadas em Florianópolis são finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2019, que visa identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para
o desenvolvimento do turismo no país. A Reviewr, especializada em gestão de avaliações e reputação online de empresas, é finalista na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo. A Smart Tour concorre ao prêmio na categoria Tecnologia no Turismo com
a solução Smart Survey: Pesquisa de Demanda Turística via IoT. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação dia 4 de dezembro em Belo Horizonte – MG. As duas empresas são parceiras da administração na geração de dados relacionadas ao segmento
do turismo na Capital.
Mais
informações sobre o prêmio podem ser acessadas no link www.turismo.gov.br/assuntos/12935-pr%C3%AAmio-nacional-do-turismo-2019-iniciativas-de-destaque.html.
“Só de termos chegado a final, já podemos considerar como um reconhecimento a essas iniciativas que têm sido parceiras da Prefeitura de Florianópolis na utilização de dados para o fomento do turismo na Capital. Acreditamos no impulsionamento desse segmento
por meio da tecnologia, tanto que há 3 anos, essas pastas foram unificadas na estrutura da administração municipal pelo Prefeito Gean Loureiro,” explica o Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius De Luca.
Conheçam
as startups e as soluções oferecidas
Em
abril deste ano, a startup Reviewr firmou uma parceria com a administração municipal, o que possibilitou a cessão do software da empresa para o monitoramento online de mais de 30 pontos turísticos da Capital. A plataforma coleta e reúne todas as avaliações
feitas pelos visitantes nos principais sites de reviews como: TripAdvisor, Google, Booking e até no Facebook. Com o monitoramento e identificação das necessidades dos viajantes por meio dessas avaliações, a iniciativa proporciona ao poder público municipal,
a identificação e panorama real das necessidades dos visitantes e auxiliam nas tomadas de decisão relacionadas ao turismo. Em breve a empresa vai ampliar o monitoramento de mais pontos turísticos e vai passar a englobar também, a área da gastronomia, hotelaria,
comércio e infraestrutura.
Com
o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour Brasil fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico
onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local e dias da semana de maior fluxo, por exemplo. Desta forma é criado um mapa turístico em tempo real da região.
Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo. Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes
e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.
Além das duas empresas, também representa Florianópolis no Prêmio Nacional do Turismo 2019, o Guia de Turismo Rodrigo Stupp, na categoria microempreendedor individual. Há três anos, o guia criou os Free Walking Tours em Florianópolis, que são roteiros que contam as histórias da cidade a partir de caminhadas que duram de 1h30min a 2h, onde utiliza fotos, áudios, músicas e até cheiros durante suas explicações, sempre pensando na melhor experiência do visitante. Ao final do tour as pessoas decidem quanto valeu o serviço e pagam o valor que consideram justo, do tipo PQQ (Pague o Quanto Quiser).
Por Anne Caroline Anderson |