Festival Armacell EcoMúsica gratuito

Depois da estreia no dia 5 de maio com Teatro do CIC lotado em Florianópolis, o Festival Armacell EcoMusica segue com programação até o dia 9, desta vez em São José.

No domingo (9), encerramento do Festival Armacell EcoMusica será com o espetáculo Vozes da Natureza, um solo do pianista e curador Fabio Caramuru, idealizador da EcoMusica. Será uma experiência inovadora na qual o músico apresenta uma celebração da natureza por meio da música.

No programa está a EcoMusica, composições de Caramuru criadas a partir dos sons coletados na natureza: amostras de sons do ambiente natural que representam o princípio gerador de sua obra. Ao longo do espetáculo, que terá a participação especial do contrabaixista catarinense Tiê Pereira, e da cantora Jéssica Pereira, o músico apresenta diálogos entre sua criação e algumas peças de Tom Jobim. A apresentação terá ainda recurso de videoarte de Ciça Lucchesi, projetada em sincronia com a dinâmica dos sons.

Primeira vez do festival em Santa Catarina 

Esta é a primeira vez que o Festival Armacell EcoMusica passa por Santa Catarina. Em agosto, o evento segue para a capital paulista, onde terá uma edição no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O Festival já foi realizado em outros estados brasileiros. A primeira edição foi em dezembro de 2022, quando Fabio Caramuru levou a EcoMusica para o famoso Teatro Amazonas, de Manaus. “A EcoMusica é criada a partir de um diálogo com a natureza, especialmente a partir do som dos pássaros e das cigarras”, explica Caramuru.  Em 2024, o projeto incorpora composições de Tom Jobim em lembrança aos 30 anos de saudade do grande maestro brasileiro.

O Festival Armacell EcoMúsica é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Armacell. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José e Prefeitura Municipal de São José (SC). Realização da Echo Promoções Artísticas e produção da Marte Cultural.

Programação

Festival Armacell EcoMúsica |Masterclass com Fábio Caramuru

8 de junho, das 16h às 19h

No Ceart, da Udesc (Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis)

Gratuito mediante inscrições pelo Sympla

Festival Armacell EcoMúsica |Vozes da Natureza

9 de junho, às 17h

Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)

Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre

Crédito: Eduardo Duks