Curso gratuito para jovens ingressarem no mercado de trabalho

A ONG, de expressão nacional e dirigida por catarinense, oferece à Grande Florianópolis mil vagas para curso gratuito a interessados em ingressar no mercado de trabalho. Inscrições começam nesta segunda (22/11).

Santa Catarina ganha uma inédita e potente possibilidade para ampliar a perspectiva de jovens em relação à sua realidade. O Instituto PROA, de São Paulo, passa a atuar no Estado com o objetivo de capacitar jovens de baixa renda para o seu primeiro emprego. É uma oportunidade fundamental para que esse público se torne protagonista de suas próprias vidas, mediante o aprendizado de conteúdos comportamentais, culturais e técnicos para preparar os jovens na conquista de seu primeiro emprego.

O curso on-line e gratuito acontecerá na Plataforma PROA, destinado a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residam em qualquer cidade do Estado. Caso o jovem já tenha assinado a sua carteira de trabalho, mas, no momento esteja em busca de colocação profissional, também poderá participar do processo seletivo.

As aulas iniciarão em 4 abril de 2022 e, a partir de 22 de novembro, os interessados já podem se inscrever gratuitamente no site da ONG até o dia 29 de março de 2022. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA. Entre os parceiros estão a catarinense BrF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 80 empresas nacionais e internacionais que também atuam no Estado.

“Nosso início em Santa Catarina está marcado por otimismo. O Estado tem oportunidades profissionais excelentes e vamos conectar centenas de jovens com o primeiro emprego. Fizemos uma ampla pesquisa, e a partir dela, entendemos quais são as competências necessárias para que eles estejam preparados para as reais demandas das empresas parceiras”, afirma a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

A seleção inclui duas etapas: primeiro, os jovens respondem um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, depois é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

Como funciona – O curso tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente, além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos. 

Os selecionados ganham material didático virtual, certificado de conclusão emitido pelo PROA e, claro, terão acesso às vagas de emprego disponíveis no mercado após o curso.

Por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: Autoconhecimento (20h), Planejamento de Carreira (20h), Projeto Profissional (20h), Raciocínio Lógico (20h) e Comunicação (20h).

O PROA também anuncia para o Estado uma grande novidade, a trilha técnica optativa, com 50h de aulas, apoiada por empresas parceiras. Compõem o conteúdo: Análise de Dados (iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BrF).

“Toda minha família e amigos estão em Santa Catarina, por isso minha grande meta frente ao PROA é contribuir na mudança de vida dos jovens catarinenses, temos muitos talentos a descobrir e que precisam apenas de uma oportunidade. Estou ansiosa para 2022, será o ano mais especial da minha vida com a chegada do Instituto no Estado”, diz, emocionada, Alini, que é de Videira e formada pela UFSC, em Florianópolis.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.

O PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 400 mil jovens nos próximos anos.

“Todo nosso esforço e dedicação é para criar chances de emprego para os jovens. Sabemos o quanto esse público sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, diz Alini.

Catarinense no PROA – Videirense de coração e apaixonada por gente, a catarinense Alini Dal’Magro é mestra em Empreendedorismo pela USP, graduada em Administração pela UFSC, com experiências acadêmicas na argentina Universidad Nacional del Litoral (UNL) e na canadense Western University. Atuou como Head de negócios de ensino técnico na Somos Educação e PMO, responsável pela fusão da Saraiva Educação, e foi diretora de consultoria e cursos online do Instituto Singularidades.

SERVIÇO:

O quê: Oportunidade de primeiro emprego e colocação no mercado de trabalho para jovens;

Quando: Inscrições no PROA a partir de 22/11/21;

Inscrições: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/ 

Mais informações: https://www.proa.org.br/ 

Crédito: Guto Garrote