Capital Inicial apresenta show da turnê 4.0 em São José

Capital Inicial está prestes a desembarcar na Arena Opus com o show do projeto 4.0. O show de quarenta anos de história da banda traz um repertório que abrange faixas preferidas dos fãs, novidades e versões inéditas dos clássicos hits. O projeto Capital Inicial 4.0 é uma comemoração da história e legado de uma das maiores bandas de rock do Brasil, com foco no futuro e na conexão cada vez mais forte com o público de diferentes gerações. A apresentação em São José acontece nesta sexta-feira, 17 de maio, às 23:59h, na Arena Opus. Os últimos ingressos estão disponíveis em uhuu. com e na bilheteria da Arena.

Com grandes expectativas, Dinho comenta animado sobre o novo espetáculo da banda:

“Os shows do Capital, ao longo desses anos, sempre foram intensos e continuam assim, sendo uma celebração, uma catarse. Foi uma cumplicidade que desenvolvemos com os fãs e, com uma data tão especial como essa, acho que tudo será amplificado. O show que preparamos é inacreditável, a direção de arte é do Batman Zavareze, as luzes do Cesio Lima, a parte visual já é de tirar o fôlego. Acredito que isso deixa mais irresistível tudo o que estamos preparando, o cenário, as luzes, a produção. É imperdível.”

O espetáculo conta com direção musical de Dudu Marote, produção executiva de Fernando Tidi, direção geral de Luiz Oscar Niemeyer e direção executiva de Luiz Guilherme Niemeyer. A direção de arte é assinada por Batman Zavareze, projeto de iluminação por Cesio Lima, direção de animação por Eduardo Souza e direção de fotografia por Márcio Zavareze. Os arranjos são da própria banda com Dudu Marote.

Sobre o Capital Inicial

Em seus 40 anos de estrada o Capital Inicial conseguiu fazer o cross-over e entrar no lar dos brasileiros devido a sua relevância e a seu extenso repertório de hits – um feito bastante raro quando se trata de uma banda de rock. Por isso, talvez seja hoje a maior banda de rock nacional em atividade, gozando de respeitabilidade no meio musical, e sendo uma referência para o mercado.

O Capital Inicial foi formado pelos irmãos Fê e Flávio Lemos, em 1982, em Brasília, logo após o fim do Aborto Elétrico. Atualmente é formada por Dinho Ouro Preto (vocal), Yves Passarell (guitarra), Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo).

A estreia nos palcos foi em julho de 1983, com um show para poucas pessoas, na UNB, e na sequência no SESC Pompeia, em São Paulo, e no Circo Voador, no Rio de Janeiro. O primeiro contrato fonográfico aconteceu 1984, com a CBS, antiga Sony Music. Foi então que a banda deixou Brasília, foi morar em São Paulo, e lançou o compacto duplo Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero, primeiro registro em vinil.

Já na Polygram em 1986, a banda lançou seu primeiro LP, Capital Inicial, que recebeu excelentes avaliações dos críticos e vendeu mais de 200 mil cópias. O disco reunia as faixas Veraneio Vascaína, Leve Desespero e Fátima, entre outras.

Na sequência, vieram os álbuns Independência (1987), Você Não Precisa Entender (1988) e Todos os Lados (1989). Em 1991, a banda assina com a BMG e lança o álbum Eletricidade, que ganhou notoriedade pela versão de The Passenger, de Iggy Pop, batizada de O Passageiro. O clipe da faixa foi destaque por sua gravação com uma câmera PXL-2000, que armazenava imagens em branco e preto, em uma fita cassete de áudio. O ano foi marcado também pela participação do grupo na segunda edição do Rock in Rio.

Depois de divergências entre os integrantes e consequente saída do vocalista Dinho Ouro Preto em 1992, a banda volta a se reunir em 1998, logo após o lançamento, pela Polygram, do álbum O Melhor do Capital Inicial. Nascia aí uma turnê em comemoração aos 15 anos da banda e 20 anos do surgimento do rock candango, que tinha no repertório alguns sucessos, faixas desconhecidas e composições de bandas que fizeram parte do cenário musical de Brasília, nos anos 80, como Plebe Rude e Legião Urbana.

No mesmo ano, o Capital assina com a hoje extinta Abril Music, e grava o disco Atrás dos Olhos, produzido por David Z, no Tennessee, nos Estados Unidos. Em 1999, surgiu a ideia de gravar um disco ao vivo, com antigos sucessos e músicas inéditas, que se transformou no Capital Inicial-Acústico MTV. Esse disco, lançado em maio de 2000, foi um divisor de águas na carreira da banda, e o Capital se popularizou e entrou no lar dos brasileiros vendendo mais de 2 milhões de cópias oficiais e o mesmo tanto de cópias pirata. O Acústico MTV do Capital Inicial foi 3 vezes disco de platina, pela ABPD.

Em 2001 a banda se apresentou novamente no Rock in Rio, para uma plateia de mais de 200 mil pessoas e foi um dos shows mais aclamados da edição, e uma referência até os dias de hoje. Em 2002, Yves Passarell assumiu a guitarra, logo após a saída de Loro Jones.

Para comemorar os 25 anos de carreira, a banda lançou, em 2008, o álbum Multishow ao Vivo: Capital Inicial em Brasília gravado na Esplanada dos Ministérios, no dia 21 de abril, aniversário da cidade, para uma plateia de mais de 1 milhão de pessoas.

Lançado em 2010, o 15º álbum do grupo, Das Kapital, conta um pouco do drama vivido por Dinho, após a queda do palco, em Patos de Minas. Segundo o próprio Dinho, que ficou internado quase um mês na UTI, o disco marca o início da terceira fase do Capital.

O álbum Acústico em NYC de 2015, é o segundo trabalho acústico da banda. Tem em seu repertório, canções gravadas após o Acústico MTV, três músicas inéditas, uma regravação dos anos 80 e covers de Legião Urbana e Charlie Brown Jr.

Em seguida veio o álbum de inéditas intitulado Sonora, produzido por Lucas Silveira, da banda Fresno em 2018. No início de 2020, o grupo anunciou a turnê Tour Acústico 2.0, para celebrar os 20 anos do disco Acústico MTV. Os shows começariam em agosto do mesmo ano, passariam por 20 cidades brasileiras, mas a turnê foi cancelada por conta da pandemia.

Recentemente, o Capital Inicial lançou uma versão de Pensando em Você, com participação de Mariana Volker e produção de Dudu Marote. A música, originalmente lançada por Paulinho Moska, ganhou um clipe que fala da saudade dos palcos e do poder e importância do show ao vivo. O próximo trabalho da banda, programado para março de 2022, é uma grande celebração de seus quase 40 anos de rock’n roll, com direito a grande turnê, livro e exposição.

Entre os grandes sucessos da banda estão Primeiros Erros, Natasha, A Sua Maneira, Não Olhe Prá Trás, Todas as Noites, Eu Vou Estar e muitas outras que fizeram a banda ser umas das recordistas de vendas do rock nacional e somar mais de 10 milhões de fãs entre as cinco principais redes sociais e plataformas de streaming.

No Rock in Rio, além das apresentações na segunda e terceira edições, a banda se apresentou em 2011 num show histórico, e o registro Rock in Rio: Capital Inicial, foi lançado em 2012, pela Sony Music em CD e DVD -, e nos anos de 2013, 2017 e por último em 2019, quando o show foi eleito o melhor show nacional daquela sétima edição.

Sobre a Opus

Celebrando 48 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.

Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.

A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Justin Bieber, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO ARENA OPUS

Endereço: SC-281, 4000 – Sertão do Maruim, São José – SC, 88122-001

Data: 17 de maio

Evento: Capital Inicial 4.0

Horário do show: 23:59

Abertura da casa: 21h

Ingressos em: uhuu.com ou pontos físicos

Crédito: Leo Aversa