4ª edição do “Biblioteca Inquieta”

De 21 a 25 de outubro, todas as bibliotecas do Sesc Santa Catarina realizam a 4ª edição do projeto “Biblioteca Inquieta”, que tem o objetivo de aproximar o leitor da literatura e da arte. A programação integra diversas linguagens artísticas em um único ambiente, através de exposições, mostras de arte, cinema, debates com escritores e artistas e confluências a partir de um autor ou um tema em comum.

“Essa é uma forma do leitor experimentar a literatura e a arte, ampliar o universo, aguçar a criatividade e aprofundar o entendimento de mundo. A biblioteca entra como um espaço onde há pluralidade de ideias, diversidade e a formação do pensamento é livre”, salienta Eduardo Makowiecki Junior, Diretor de Programação Social do Sesc. O evento busca ainda estimular explorar o acervo das bibliotecas e a valorização da produção artística de Santa Catarina.

Cada Unidade realiza atividades diferenciadas de acordo com temáticas: Poesia e Infância, no Sesc Chapecó, Criciúma, Rio do Sul, Mafra, São Miguel do Oeste e Xanxerê; Literatura de mistério e terror, no Sesc Estreito, Palhoça, e Centro Cultural Vidal Ramos Lages; Histórias em Quadrinhos e narrativas de imagem, no Sesc Prainha, Jaraguá do Sul e Laguna; Mulheres na literatura, no Sesc Tubarão, Tijucas, São João Batista e Itajaí; Mitos e lendas dos antepassados, no Sesc Joinville, São Bento do Sul, Concórdia e Urubici; Etnicidade e a contribuição de artistas locais na cultura, no Sesc Brusque, Blumenau e Curitibanos; A cultura do sertão, em Balneário Camboriú; e As histórias dos viajantes, no Sesc Araranguá. A programação completa de cada cidade pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/biblioteca-inquieta

Araranguá
Local: Biblioteca Sesc Araranguá – Avenida Sete de Setembro, 755 – Centro
Tema: “Os viajantes e seus Registros”
Trazer uma reflexão sobre viagens por meio de várias obras literárias e a exposição “Sobre Janelas” inspirada por quatro amigos que utilizaram registros fotográficos com influência na literatura e música. Livros da Família Klink e demais obras que retratam este universo serão exploradas durante a programação.

Balneário Camboriú
Local: Biblioteca Sesc Balneário Camboriú – Avenida Central, 360 – Edifício Brasil Central – Centro
Tema: “Língua árida – Sertão: Literatura”
O sertão – personagem de vida própria que permeia nossas culturas política e artística. Euclides da Cunha, João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Ariano Suassuna, Dias Gomes, Jorge Amado, Glauber Rocha, além da aridez, a seca, a guerra, a dor, o amor, o humor. Nesta edição a programação será uma oportunidade de reflexão acerca do sertão e suas influências na literatura, no cinema e na música.