11º Múltipla Dança será on-line com 35 convidados

Novo tempo e formato. Diante das incongruências impostas pela pandemia, o 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea agora, numa versão inteiramente on-line, ajusta-se, fazendo do impossível uma possibilidade de maior abrangência. Entre os dias 24 e 30 de maio com todas as ações mediadas por tecnologias digitais, o evento envolve cinco países, oito Estados brasileiros, oito cidades catarinenses, 35 convidados, sete espetáculos, um curso de formação para professores de arte, quatro oficinas, dois diálogos, sete intervenções digitais, duas conferências dançadas, um lançamento de livro, uma homenagem e duas mostras, uma de apresentação de resultados de uma das oficinas e uma mostra de videodança que se desdobra em três programas e 26 obras.

Legitimado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2020, o festival considerado o mais importante nesta área do Sul do Brasil, começa no dia 24, às 21 horas, no Youtube, com uma atração internacional, o espetáculo “Normal”, uma abordagem sobre os obstáculos da vida e a capacidade de resiliência humana. Alias, a companhia de dança contemporânea suíça, é dirigida pelo coreógrafo brasileiro Guilherme Botelho.

Jussara Xavier e Marta Cesar assinam a direção e curadoria do Múltipla Dança. Juntas, desde a primeira edição do festival em 2006, elas entendem que o abalo em escala mundial provocado pela pandemia leva a equipe de trabalho, mais uma vez, a “não tomar adversidade como impedimento, mas transformar na medida do (im) possível os desafios em encontros férteis. O novo formato deste tempo (10+1) tece uma trama afetiva profunda, que solicita um mergulho no desconhecido para buscar o sentido de cada escolha”.

A exemplo das edições anteriores, o evento presta tributo a um profissional do setor cuja atuação esteja em destaque. Neste ano, o escolhido é Marco Aurélio da Cruz Souza, professor, pesquisador, artista da dança, produtor cultural e coordenador do curso de licenciatura em dança da Universidade Regional de Blumenau (Furb) que ele ajuda a idealizar como membro da comissão de criação e que acaba de formar a primeira turma. Em evidência pelo trabalho realizado nesta iniciativa educacional inédita em Santa Catarina, o currículo de Marco Aurelio associa de modo vocacionado vida pessoal e

profissional. O seu trabalho tem resultados que muda realidades e projeta o nome de Santa Catarina em esfera nacional.

Espetáculo de abertura

O 11º Múltipla Dança atende ao público infantil, juvenil e adulto com exibições on-line pelo Youtube. No conjunto, os espetáculos voltados aos adultos ganham relevância dentro do programa de 2021 pois representam uma rara oportunidade para conhecer obras criadas no exterior. Neste caso, duas companhias e trajetórias que têm brasileiros como idealizadores e intérpretes. “Normal”, que abre o festival no dia 24 de maio, às 20 horas, é encendo pela Alias, companhia de dança contemporânea suíça criada pelo coreógrafo brasileiro Guilherme Botelho. Volmir Cordeiro, nascido em Concórdia e que vive em Paris (França), mostra “Trottoir” (Calçada), no dia 26, às 21 horas. A Alemanha vem com “Vis Motrix”, atração da CocoonDance no dia 27 de maio, às 20 horas. A dança brasileira destaca-se nos dias 25, às 21 horas, e 27 de maio, às 19 horas, com “Desvios Tático-estratégicos para Sobreviver à Vida Urbana”, do Grupo Três em Cena (GO).

Lúdico e imaginativo – dança para as crianças

A dança para as crianças sempre compõe os conceitos curatoriais do Múltipla Dança. O programa de 2021 inclui três espetáculos infantis da Cia Druw (SP): “Por Ti Portinari”, “Dalí, Daqui ou De Lá?” e “Poetas da Cor”. Os três trabalhos aproximam as artes visuais e a dança contemporânea, tem uma hora de duração e serão apresentados duas vezes, em dias distintos, entre 16 e 17 horas, sempre pelo YouTube.

“Por Ti Portinari” abre a série e ganha apresentações nos dias 25 e 28.

“Dalí, Daqui ou De lá?”, atração do dia 26 e 29 de maio.

No 27 e 30 de maio, às 16 horas, no YouTube, é a vez de “Poetas da Cor”.

SERVIÇO:

O quê: 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea

Quando: 24 a 30.5.2021, diariamente

Onde: Zoom, Meet, YouTube, Instagram, Facebook

Quanto: gratuito (todas as ações)

Classificação: livre para todos os públicos

Programação completa: https://multipladanca.wixsite.com/multipla-danca

facebook.com/festivalmultipladanca

@festivalmultipladanca youtube.com/festivalmultipladanca

Int. Digital. Bruno Miranda Foto: Ken Jerrard