Entrevista: Pedro Superti

Pedro Superti é empreendedor, escritor, palestrante, talentoso, tem uma personalidade ímpar e é fonte de inspiração. Com larga experiência em posicionamento de marcas e marketing de diferenciação, Superti é um dos profissionais mais requisitados do mercado, pois tem tamanha desenvoltura e competência em tudo que faz. Superti tem 3 livros, mais de 16 anos de mercado, faz palestras, cursos, treinamentos e eventos. Ele é exemplo, carisma, entrega e raro. Pois ele não é cópia, ele é original e único!

JT: Qual o primeiro passo para o crescimento?

PS: Primeiro passo do crescimento é encontrar uma demanda de mercado que você consegue atender de forma diferente das outras pessoas muitas pessoas, muitas pessoas hoje investem numa fachada, num uniforme, na sede da empresa, nas redes sociais, investem num negócio, mas não respondem a pergunta fundamental que é, por que comprar da gente e não concorrente? E se a gente não tem uma resposta clara do que diferencia a gente das outras pessoas, que seja algo além de ter um preço baixo, as pessoas não vão comprar da gente e a gente não vai conseguir crescer. Então primeiro passo pra gente poder pensar em crescer, é ter um motivo pelo qual as pessoas devem comprar da gente e não os concorrentes, e aos poucos na medida em que eu comunico isso pro mercado mais e mais pessoas compram, eu vou crescendo.

JT: Como identificar os principais desejos dos clientes?

PS: A maioria das empresas pergunta pro cliente o que ele quer, essa é uma ideia boa pra você começar, mas acredito que pra gente pode ir mais longe, os empresários que trabalhamos tem ótimos resultados, quando eles olham o que os clientes pedem, mas tentam interpretar o que ele está pedindo de verdade por trás daquilo, mas que não está dizendo com palavras. Oferecer um produto ou serviço que vai além da expectativa padrão das pessoas, mas que ela nunca pediu com palavras pra você, é como você gera encantamento de verdade.

JT: E como atrair e manter as pessoas certas?

PS: Tendo uma causa ou um movimento que a sua marca defende. Quando você conecta os seus produtos e serviços a uma causa maior, que é inspiradora e expandir a visão de mundo das pessoas, você atrai uma equipe de melhor qualidade e mais engajada, clientes apaixonados por você, fornecedores que apoiam você quando você precisa, e parceiros que querem fazer projetos juntos com você. Uma empresa genérica não consegue isso. Mas uma marca com uma causa mais profunda, tem o poder de despertar isso nas pessoas.

JT: A geração dos millennials estão trazendo novos comportamentos. Como lidar com essa nova geração?

PS: As gerações anteriores viveram no mundo diferente onde as coisas eram mais difíceis. Hoje o nível de facilidade e abundância nunca foi tão alto. E essa nova geração nascida no mundo assim nunca viu diferente. Eu Acredito que esses jovens dentro do seu coração, desejam se conectar com coisas maiores, que não sejam somente algo funcional de qualidade, como que era procurado por nossas gerações anteriores. Não adianta ter um serviço ou produto de qualidade é que tem um bom preço, essa é a visão dos seus avós. A nova geração quer marcas que tem coragem de se posicionar e defender os valores que acreditam, aconteça o que acontecer. Essa é uma grande oportunidade de conexão de poucas marcas do Brasil, ainda entendeu.

JT: Como não cair na tentação do modismo?

PS: O modismo ele nasce da necessidade de sermos aceitos, dentro de nós temos um desejo profundo de sermos amados, bem quista, e aceitos dentro do grupo,  mesmo que pra isso eu tenho que fazer algo que não me representa de verdade, o maior problema do modismo é você olhar algumas coisas que você fez pra ser aceito em alguns meses ou anos, e sentir vergonha porque aquilo ali não era você, a oportunidade hoje é você ser autêntica, e ao invés de seguir a moda você criar uma nova moda alinhada com aquilo que você acredita, mesmo que as pessoas não entendam no primeiro momento, você faz porque pra você faz sentido. Com o passar do tempo de se conectar com você vai seguir você e você deixa de ficar sozinho, não siga a modinha, crie uma moda que representa quem você.

JT: Mudanças velozes ou é o novo normal?

PS: Os produtos e serviços ou o modelo do meu negócio pode e deve mudar, cada vez com mais velocidade na medida que eu vou sentindo o cenário mudando, é importante nós fazemos ajustes necessários para não ficarmos obsoletos. O que não pode mudar, entretanto, são os nossos valores e a visão do impacto que queremos gerar no mundo. Essa é a fonte que dá fôlego e vida a marca ponto empresas que na tentativa de se adaptar corrompem os valores que defendiam, se desconectam da sua base de clientes e fãs e podem sofrer cancelamento pelo mercado ponto mudar por fora rapidamente sim, mas desde que comunique a mudança mas deste comunique como somos por dentro.

JT: Deixe uma mensagem

PS: O mundo não precisa de outra cópia, ele precisa que você, seja você.

Foto: Flávio Lengruber