SC terá novo decreto: lei seca, restrições na madrugada e final de semana e outras medidas

A reunião entre o governador Carlos Moisés da Silva e prefeitos na manhã desta quarta-feira (10) definiu novas restrições para Santa Catarina nos próximos dias. Um novo decreto com regras vigentes deverá ser publicado ainda nesta quarta no Diário Oficial do Estado.

As medidas acordadas são:

-Proibição do fornecimento com consumo no local de bebidas alcoólicas das 21h até as 6h em todos os dias da semana;

-Proibição do funcionamento de casas noturnas, realização de shows, além de qualquer tipo de aglomeração;

-Funcionamento apenas de atividades essenciais durante o final de semana (0h de sábado até 6h de segunda);

-Limitação de 25% de ocupação durante a semana para uma série de atividades – a serem especificadas – e horário de funcionamento entre 6h até as 23h59;

-Limitação de 50% na ocupação do veículo no transporte coletivo;

-Prorrogação do uso de efetivo de 500 policiais exclusivamente para a fiscalização das medidas sanitárias previstas em decreto.

Mais detalhes, como especificações de atividades e prazos serão oficializados com o decreto que está sendo construído pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Participaram da reunião prefeitos das 21 maiores cidades, de 20 associações de municípios, secretários de Estado e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal (MDB).

“É um recado muito claro para que as pessoas entendam que o momento exige cuidado e responsabilidade. Temos convicção que esta medida contribuirá muito neste momento. É importante destacar que o Estado não impossibilita a tomada de decisão dos gestores municipais, de acordo com a necessidade regional de cada um”, pontuou o governador Carlos Moisés da Silva. 

Foto: Julio Cavalheiro/Secom