Prefeitura promove Mostra Cultural de Palhoça

A Fundação Municipal de Cultura está organizando a 3ª Mostra Cultural de Palhoça, um espaço para representantes de diversos segmentos de arte, como pintores, escultores, artesãos, fotógrafos, exporem seus trabalhos e interagirem com o público. Evento está agendado para os dias 24 e 25 de outubro, das 9h30 às 21 horas, no salão paroquial (ao lado da igreja), no distrito de Enseada de Brito.

Além das exposições de trabalhos de pintores, escultores, artesãos, fotógrafos e outros expoentes das artes, o evento também programou apresentações de grupos musicais e de teatro da região. “Tudo com a proposta de aproximar a comunidade palhocense de suas histórias de vida e de trabalho, demonstrando a riqueza das manifestações culturais. A 3ª Mostra Cultural de Palhoça vai promover a interação entre público e artistas”, avalia Caio Dorigoni, gerente geral de Cultura da Fundação Municipal de Cultura.

As exposições programadas envolvem essas entidades: Casa de Cultura Açoriana; Ação Vida Nueva; Faculdade Municipal de Palhoça; Feira de Economia Solidária; e Mostra Literária Paulo Leminski. Outras exposições de diversos artistas e artesãos também estão agendadas.

Eventos do dia 24

A programação do dia 24 (quinta-feira) terá início às 9h15 com a “Contação de Histórias” de Adriane Forster. Às 10 horas, destaque para a Programa Palhoça Cultural, incluindo a apresentação do Grupo de Teatro da Barra do Aririú, com a peça “Crônicas Jovens”. Às 10h30, apresentação da Orquestra Sinfônica da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (Osmep). Ainda dentro da agenda do Programa Palhoça Cultural, às 11 horas, espaço para a Oficina de Cerâmica em Torno, atividade desenvolvida pelo professor Fernando Brasil. Às 14 horas, a programação prevê uma apresentação Musical, com Miguel Leite. Programa Palhoça Cultural, 15 horas: Oficina de Teatro, sob a coordenação do professor Takashi Severo. Às 16 horas (Programa Palhoça Cultural): Oficina de Cerâmica Artística, com o professor Mauro. Para as 17 horas, o evento prevê a apresentação do Grupo Maracatu Baque do Embaú.

Ainda no dia 24, mais demonstrações culturais e tradição estão programadas para acontecer: às 17h30, Boi de Mamão Mirim da Guarda do Embaú (“Boi de Mamão Curioso”), e às 18 horas, a humorista Dona Maricotinha visita a Mostra Cultural de Palhoça.

A partir das 19h30, o Programa Palhoça Cultural oferece teatro. Inicialmente, a apresentação da peça infantil “O Fantasma e a Menina”, com o grupo Turma do Céu. E, às 20 horas, o Grupo do Colégio Maria Teresa apresenta a peça “O Circo Voador”.

Fechando a programação da 3ª Mostra Cultural de Palhoça (de 24 de outubro), a Fundação Municipal de Cultura oferece ao público a apresentação musical Nathan Malagoli.

Eventos do dia 25

As atrações da Mostra Cultural de Palhoça, referentes ao segundo dia (25, sexta), começam cedo. Às 9h30, apresentação da Banda Municipal da Rede de Ensino de Palhoça (Bamep). Às 10 horas, com apoio do Sesc, a peça infantil “A Mãe do Patinho Feio”, com o grupo Os Bruxos da Corte. Às 11 horas, sequência doa Programa Palhoça Cultural, com “aula aberta de capoeira, com o professor Luiz Eduardo. Outra atração, o “Teatro da Mãe Oprimida”, com roda de conversa sobre violência contra a mulher (GENPA/FMP), está agendada para 14 horas. Às 15 horas, haverá Contação de História Infantil (CRIAS/ FMP).

O Programa Palhoça Cultural terá, às 16 horas, oficina/exibição de renda de bilro, com a professora Zenirma (Dona Nida), oficina de crochê, sob orientação da professora Vanessa. Às 16h30, apresentação do Grupo Soraya de Dança Cigana, com coordenação da professora Laureane Ramos. O programa prevê, ainda, às 17 horas, apresentação musical com José Hermes. Uma hora depois, “Duo Sax e Violão”, com Maycon Souza e Felipe Coelho.

Mais teatro, às 19h30, com apresentação da peça “A pata do Macaco”, com o grupo profissionalizante de oficinas de teatro, coordenado pelo professor Takashi. Às 20horas, Musical Os Saltimbancos, com o Coral da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e apresentando “crianças cantantes”.

Às 20h30, apresentação do vencedor do Festival Canta e Encanta. E, às 21 horas, um show de cultura e tradição com o Grupo de Boi de Mamão do Bairro Pantanal (Florianópolis).

Por Luiz Carlos Baby Espíndola

Comunicação / Prefeitura de Palhoça