Prefeitura de Florianópolis orienta empresários para que mantenham condições para não propagação de Covid-19

Muitos empresários da Capital têm atuado mantendo todas as medidas de prevenção ao novo Coronavírus, e isto tem contribuído para reduzir o número de surtos em locais de trabalho e evitar a COVID-19 como doença ocupacional. A Prefeitura de Florianópolis, por meio das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, trabalha para sensibilizar e conscientizar os mesmos sobre a importância de afastar quaisquer funcionários que apresentem sintomas do novo coronavírus.

De acordo com o DECRETO Nº 21.354, de 18 de março de 2020, as empresas têm a responsabilidade de afastar precocemente os profissionais que apresentam sintomas do novo coronavírus. Para isto, a administração municipal indica que os mesmos entrem em contato com o Alô Saúde Floripa para comunicar quaisquer sintomas da doença.

O Município determina ainda regras específicas para cada segmento. Entre as regras estão as de que é preciso que todos os funcionários usem máscaras, que haja disposição de álcool 70%, ou local para higienizar as mãos como pias com sabonete. É recomentado ainda que os espaços sejam arejados, e que se mantenha distanciamento entre um funcionário e outro. Os ambientes que atendem o público também devem ter local para check-in de QR Code, e manter distanciamento entre os mesmos de no mínimo 2m. Cabe às empresas organizarem os ambientes de trabalho de forma a mantê-los mais seguros. A última normativa que determina as medidas de prevenção a Covid-19 é o Decreto Municipal nº. 21.798/2020.

Caso algum funcionário esteja com suspeita da doença, ou tenha suspeita de algum dos seus colegas que não esteja cumprindo medidas, os mesmos podem ser denunciados pelo site: http://covidometrofloripa.com.br/ na aba “denúncia Vigilância Sanitária”.

Cumprir todas as medidas de isolamento social quando se está com suspeita ou confirmação da doença é de extrema importância para saúde pública. O não cumprimento dessas medidas pode ocasionar o aumento do número de casos e óbitos no Município.

Até o momento a Vigilância Sanitária de Florianópolis já multou 6 funcionários de empresas que estavam trabalhando, mesmo colocados em isolamento pela equipe de saúde.