Paulo Koerich assume presidência do Colegiado Superior de Segurança Pública

Delegado-geral da Polícia Civil vai comandar a Segurança Pública de SC em 2020 em rodízio estabelecido pelo governo

Na manhã desta segunda-feira (6), o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Norberto Koerich, assumiu como presidente do Conselho Superior de Segurança Pública. Ele substitui o coronel da Polícia Militar Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que ocupou o cargo ao longo de 2019. Koerich ficará 12 meses no posto, em um rodízio que contemplará o comando do Corpo de Bombeiros, em 2021, e do Instituto Geral de Perícias, em 2022. 

Na prática, Koerich será o secretário de Estado de Segurança Pública. Ele assume o cargo em um momento histórico da pasta, que registrou queda de 13% no número de homicídios em 2019. O número de ocorrências também caiu nos quesitos roubos, furtos, latrocínios e outros crimes violentos. O único indicador que teve alta foi o de feminicídio. 

“Nós vamos seguir a política de governo que já está instituída e desta forma buscarmos a melhoria dos índices de criminalidade. O trabalho já foi iniciado”, disse. “Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar tem programas de proteção à mulher. Nós temos várias ações já sendo feitas e vamos implementar várias medidas a nível regional para proteger a mulher”, afirmou.

A secretária também está implementando um sistema de inteligência artificial para auxiliar as forças de segurança. “A inteligência artificial é uma ferramenta que a segurança pública está utilizando já, nós vamos aprimorá-la porque dessa forma há possibilidade de fazer previsões da criminalidade e buscar coibir os crimes”, afirmou. Atualmente, o sistema está apenas coletando e processando dados.

O documento da posse de Koerich foi assinado em ato público pelo governador Carlos Moisés da Silva, que aproveitou para agradecer a gestão de Araújo Gomes. “[Ele] promoveu ações de integração juntamente com os demais integrantes da segurança pública no sentido de trazer o diálogo e também colocar no primeiro escalão de governo corporações tão importantes para a tomada de decisão para a gestão da nossa segurança, que é modelo para os outros estados”, afirmou. 

“A criminalidade tem se reduzido significativamente mostrando que o modelo de integração estão na direção certa. Contra os números não há argumentos”, disse o governador.