Santa Catarina confirma 28 casos de Coronavírus

Vírus já chegou a 12 municípios de quatro regiões. Governador anunciou fundo especial de combate à doença.

A Secretaria de Estado de Saúde atualizou o número de casos confirmados de Coronavírus em Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (20). São 28 casos confirmados em 12 municípios de quatro macrorregiões do Estado: Norte, Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Além disso, são 273 casos suspeitos. 

A cidade com mais casos é Florianópolis, com oito. Em seguida, estão Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (4), Joinville (2), Rancho Queimado (2), Tubarão (2), Criciúma (1), Imbituba (1), Itajaí (1), Jaraguá do Sul (1), Pomerode (1) e São José (1). Apenas a região Sul registrou transmissão comunitária.  

Segundo o governador Carlos Moisés da Silva, Santa Catarina terá um fundo especial para combater a doença. “Não temos falta de recursos ainda, mas a projeção nos mostra que isso vai acontecer”, disse. O fundo vai receber os recursos repassados pelos poderes, e também doações de pessoas físicas e jurídicas.

“Além dos respiradores, vai faltar recursos financeiros para enfrentar esse desastre que se aproxima. O Fundo terá o objetivo de receber as transferências”, afirmou. 

O Estado também anunciou que vai isentar por 60 dias a tarifa de água da Casan para unidades consumidoras que têm benefício social. Para Moisés, a medida é inicial e será reavaliada ao final do prazo para possível prorrogação. O Executivo também estuda novas medidas para reduzir o impacto sobre as famílias, as micro e pequenas empresas e o poder público. 

Ao longo desta quinta-feira (19), a polícia trabalhou na fiscalização das normas do decreto. Em um dia, a PM registrou 4.325 intervenções, 285 notificações e 29 interdições de estabelecimentos. 

Medicação

A Secretaria de Saúde reafirmou que tem utilizado Tamiflu para tratar sintomas gripais. O medicamento ficou conhecido como o remédio utilizado durante a epidemia de gripe suína. 

“A sintomatologia [do Coronavírus] é muito semelhante de outros quadros gripais, outros quadros respiratórios. A orientação é de se trate como um quadro gripal. Se eu trato como um quadro gripal, inicialmente eu vou usar Tamiflu. A partir do momento em que se confirma o Coronavírus, aí não faz sentido manter a medicação porque ela não é eficiente para o Coronavírus. Mas a gente não pode esquecer que já temos circulação de Influenza”, disse a médica infectologista, Regina Valim. 

Santa Catarina – 28 casos

Florianópolis (8)

Balneário Camboriú (4)

Braço do Norte (4)

Joinville (2)

Rancho Queimado (2)

Tubarão (2)

Criciúma (1)

Imbituba (1)

Itajaí (1)

Jaraguá do Sul (1)

Pomerode (1)

São José (1)

Foto: Reprodução