Moisés entrega banco de projetos para bancada federal

Governo quer atrair recursos de emendas para iniciativas alinhadas ao Executivo

Na última semana, o governador do Estado Carlos Moisés da Silva se reuniu com a bancada catarinense em Brasília para entregar um caderno digital com sugestões para as emendas parlamentares de deputados e senadores. A reunião aconteceu em meio à discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que define a destinação de recursos para o ano que vem. Segundo o governo, objetivo é ajudar a atrair verbas para políticas públicas necessárias para Santa Catarina. 

“Estamos apresentando esse documento como sugestão para os deputados. São todas propostas maduras, criadas por técnicos do governo do Estado e nos padrões da União. Sabemos que a situação orçamentária exige que tenhamos criatividade, por isso a importância de buscar a otimização na captação de recursos. O que todos queremos é garantir verba para atender melhor a população catarinense”, disse Moisés.

O banco reúne 356 projetos estimados em R$ 580 milhões, distribuídos em áreas da segurança pública, saúde, transporte e agricultura. Segundo estimativa da bancada federal, o valor em emendas coletivas deve ficar em cerca de R$ 248 milhões, além dos recursos individuais. Os deputados já manifestaram o desejo de utilizar o recurso para obras em rodovias federais. “A ideia de desenvolver um caderno de emendas elaborado com projetos desenvolvidos nos próprios órgãos estaduais surgiu com o objetivo de oferecer aos parlamentares catarinenses sugestões na destinação das emendas, observando as demandas que identificamos no dia a dia e que não conseguimos colocar em prática devido à limitação financeira dos estados”, afirma a secretária adjunta da Fazenda, Michele Patricia Roncalio.

Foto: Peterson Paul Secom