Minicurso gratuito de Neuroquímica

O Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está oferecendo um minicurso de Neuroquímica, destinado a graduandos, graduados ou aficionados em ciência. As aulas ocorrem nos dias 25, 26 e 27 de junho, das 18h às 20h30, no auditório do Departamento de Química, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.

Para participar é necessário realizar a inscrição gratuitamente através do link. Os participantes terão direito a certificado de 10 horas.

Este curso oferece uma imersão na sinalização química dos neurônios, explorando desde a estrutura da membrana celular até os complexos mecanismos bioquímicos que regem o funcionamento do cérebro. Os participantes terão a oportunidade de compreender o papel essencial dos neurotransmissores e neuroreceptores na transmissão de sinais neurais e de explorar detalhadamente o potencial de ação, um fenômeno fundamental para a comunicação entre células nervosas.

Além disso, o curso aborda os mecanismos da consciência, desvendando os processos bioquímicos que contribuem para a nossa percepção e cognição e também os mecanismos de ação de drogas no sistema nervoso central.

Fonte: UFSC