Meetup Social Floripa debate empreendedorismo social

Causas sociais, empreendedorismo e trabalho voluntário serão os eixos apresentados no Meetup Social Floripa, no dia 28 de agosto, a partir das 13h30 na ACATE Downtown – R. Felipe Schmidt, 835 – Centro. A data comemora o Dia Nacional do Voluntariado. O evento, organizado pela rede solidária Somar Floripa, da Prefeitura de Florianópolis, conta com nove paineis que trazem cases de sucesso, mostrando o panorama deste segmento em Florianópolis. Para participar, basta se inscrever de forma gratuita no link: https://www.sympla.com.br/meetup-social-floripa__616450

“Esta data celebra o voluntariado. Nada melhor que marcar a data com reflexões sobre o desenvolvimento social em nossa cidade nos diversos campos e causas. Os palestrantes convidados trarão exemplos de empreendedorismo social que fazem a diferença na sociedade. Convidamos a todos para participar”, afirma a presidente da rede solidária, Somar Floripa.

Confira a programação:

13h30 – Abertura com Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis 

14h –  Sustentabilidade em ação – Como projetos mudam realidades

Palestrantes:

Luiz Antonio Falcão de Moura, diretor de sustentabilidade da ACIF, responsável pelo programa Reóleo, que atua na redução do impacto que o descarte do óleo de cozinha provoca no meio ambiente.

Renata Fontana de Faria, voluntária do Ecopet,  projeto que envia para a reciclagem tampinhas de plástico e usa o dinheiro para castrar animais em situação de rua e abandono e de famílias que não podem pagar.

Carlise Führ, integrante da Comissão de Sustentabilidade da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), instituição social que atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens e implantou diversos programas sustentáveis, mudando os hábitos da sua comunidade. 

Juliana Galliano, coordenadora da Somar Floripa, responsável pelo projeto Transformar, desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis com as escolas municipais. Por meio de uma gincana, foram recolhidas mais de 30 mil garrafas PET em uma semana por crianças, escolas e famílias conscientes. O material foi reciclado e se transformou em camisetas escolares.

14h30 –  Marketing Social: Resultados de ações de impacto social nas empresas

Palestrantes:

Ulysses Horn, gerente de Marketing do Brasil Atacadista, empresa que apoia e realiza diversas ações sociais como feira de adoção de animais, campanhas de doação de roupas, entre outras.

Lucas Adier Stefanello, diretor da InCuca, empresa de soluções tecnológicas, que promove meetups entre desenvolvedores e programadores para criar sites para instituições sociais de maneira voluntária.

15h – Parceria de empreendedores sociais e a administração pública 

Palestrantes:

Aluysia Navarrete, coordenadora da Associação Braços Abertos, organização social que administra a Passarela da Cidadania, atendendo pessoas em situação de rua. 

Cecília de Sá Gesser, coordenadora da Associação Mahatma Gandhi, organização social que gerencia da UPA Continente. 

Evânia da Silva Pereira, coordenadora geral do Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Ceafis), e Monica Eli Martins, assistente social da organização social que oferece serviços de contraturno escolar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

15h40 – Coffee Break

16h –  Voluntariado em órgão público

Serão apresentados os diversos cases de voluntariado na administração pública em diferentes causas sociais. 

Palestrantes:

Maria Cláudia Goulart, secretária municipal de Assistência Social.

Márcio Alves, diretor-presidente da Comcap.

Maurício Fernandes, secretário municipal de Educação.

Fabrícia Costa, diretora da Diretoria de Bem-Estar Animal.

Luiz Machado, diretor da Defesa Civil.

16h30 – Movimento Morro do Silício

Palestrante:

Douglas Pacheco, pós-graduando em inovação (MBI), empreendedor social, membro da embaixada MiddleValley, Main Organizer do Startup Weekend Social Impact – Floripa 2019. É cofundador do Movimento Morro do Silício, que integra o ecossistema de inovação de Florianópolis às populações periféricas de cidade, gerando novas perspectivas, por meio da educação empreendedora, inovação e tecnologia.

17h – Como doar a expertise da sua empresa

Palestrantes:

Santiago Edo, Fundador e CEO da Reviewr, primeira plataforma de gerenciamento de revisões on-line no Brasil. Em 2017, a Reviewr foi eleita uma das 3 melhores soluções tecnológicas para franquias, pela Associação Brasileira de Franchising.

Rodrigo Ramgrab, CEO da 8 Content, hub de projetos sustentáveis para empresas, Já conquistou prêmios nacionais e internacionais no ambiente criativo, como Shortlist no 55 Cannes Lions, London Awards, NY Festivals, entre outros. 

Caroline Grace Marques, diretora do Instituto Embelleze Florianópolis, rede de franquias voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos.

17h40 – Coffee Break

18h – O empreendedorismo social que deu certo

Palestrantes:

Irmãs Freitas: Rosângela e Elisa Freitas são fundadoras da marca social de camisetas ER Freitas, que trazem mensagens de identidade, autoestima, união e conexão. 

Luís Antônio Rodrigues, um dos idealizadores da Pizza da Quebrada, afroempreendimento que gera oportunidades de emprego e renda para jovens de periferia. Criou um novo conceito em pizza na cidade e na comunidade. 

Talissa Pires, founder da Usina do Hambúrguer, em que parte da renda dos hambúrgueres é destinada a fundos de solidariedade a pessoas, animais  e meio ambiente. 

Themis Duranti, diretora do Instituto Hope House, organização social que oferece cursos de artes e moda sustentável para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

19h – Os avanços do empreendedorismo social em Florianópolis

Cintia de Queiroz Loureiro, presidente da rede solidária Somar Floripa.

Thiago Chaves, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis.

Mariana Assis, coordenadora de projetos sociais do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM).