Inscrições abertas e gratuitas para a 6ª Semana da Dança UFSC

Imersões artísticas, oficinas, debates ampliam percepção sobre o corpo que dança e documenta a contemporaneidade. Vagas são limitadas e inscrições vão até 08 de novembro

A diversidade de corpos, dos contextos que habitam e são afetados. A produção em dança a partir da experiência social, artística e cultural brasileira marcam a  6ª Semana da Dança UFSC, que nesta edição – devido à pandemia – será realizada totalmente em formato digital, de 16 a 22 de novembro. As inscrições gratuitas e limitadas para as imersões artísticas, oficinas, debates podem ser feitas até 08 de novembro, no site oficial  www.semanadadancaufsc.com

 “Algumas questões, reflexões e desejos nos moveram na escolha de obras e artistas. Buscamos realizar uma Semana com diferentes focos na produção de dança, na maneira de se fazer dança e de se pensar a dança. Os temas surgem desta diversidade”, explicam Débora Zamarioli e Vera Torres, responsáveis pela curadoria e organização do evento.

Na programação duas imersões artísticas estão confirmadas. “Corpo em risco”, trabalho conduzido pelo bailarino Rubens Oliveira, é dividido em sete encontros com duração de duas horas cada, de 16 a 21 de novembro, das 10 às 12h. A proposta é desenvolver uma experiência em dança a partir de reflexões sobre narrativas do cotidiano, quebrar de certa forma a reatividade do movimento e condicionamento do corpo para assim dar espaço à construção de novas narrativas. A criação coreográfica será produzida em grupo de até 20 participantes com apresentação do espetáculo ao vivo marcado para 22 de novembro.

“Co-Incidências: onde os encontros são possíveis” propõe aos 20 participantes investigar outras possibilidades e modos de dança que emergem quando o corpo se dispõe a habitar o entorno. Diana Gilardenghi,  Hedra Rockenbach e  Paloma Bianchi comandam cinco encontros com duração de 2 horas cada, de 17 a 20 de novembro, das 10h às 12h. No dia 21 de novembro, o processo será revelado em tempo real durante a programação no canal do Youtube. 

“Processos de Subjetivação na Dança Moderna e Pós-Moderna” é o tema que a bailarina Marta Soares destrincha, de 16 a 22 de novembro, das 14h às 16h30. A pesquisadora apresenta uma seleção de obras de artistas da dança moderna e pós-moderna para refletir como as mudanças políticas e sociais reverberam nos processos artísticos de cada período. São 70 vagas disponíveis para bailarinos, atores, artistas visuais, performers, estudantes e interessados em geral(a partir de 16 anos). 

“Mover” é nome da oficina de dança que pesquisa a construção de uma dança autônoma. A artista Karina Collaço compartilha seu processo com 70 participantes (a partir dos 16 anos), no dia 20 de novembro, das 10h às 12h. O universo do Vogue e da Cultura Ballroom será uma vivência proposta pelo projeto House of Sorceress, em 21 de novembro, a partir das 15h, com Izhy Sorceress, Will Sorceress e All Sorceress. São 90 vagas disponíveis (faixa etária a partir dos 16 anos). 

Marina Abib traz o ritmo e movimento das danças tradicionais brasileiras no dia 22 de novembro, das 10 às 12h. São apenas 30 vagas abertas. Fechando a parte de oficinas com Alê Gutierrez, também no domingo (22), às 16h, com aula teórica-prática de duas horas sobre ” Introdução às Danças Espanholas”, com grupo de participantes que pode chegar aos 90 inscritos. 

Além das atividades, a Semana da Dança UFSC também oferece agenda de espetáculos imperdíveis. No dia 16 de novembro, às 17h, Marta Soares apresenta “Vestígios”. Na sequência, às 20h, Denise Stutz o solo Só. O vídeo-dança Eco, de Karin Serafin, será exibido em 17 de novembro, às 20h. Em 18 de novembro, a Cia Fragmento Urbano participa com o trabalho “Encruzilhada” e na quinta-feira (19), às 20h, roda o documentário “Encruzilhada: as marcas de um processo”. De Uganda, Oscar Ssenyonga fecha a noite (20), às 20h, com a performance Dictatorship Democracy, que trata sobre a situação política do país. 

“O bailarino, ativista social e educador ugandense Oscar Ssenyonga dialoga conosco sobre a sua trajetória na dança contemporânea e nas danças tradicionais africanas, e sobre os desafios de trabalhar, através da dança, com populações marginalizadas em seu país, tais como deficientes, albinos e a comunidade LGBTQIA+, proibida por lei de exercer sua sexualidade e identidade”, comentam as organizadoras. 

A agenda de oficinas, cursos, debates e imersões artísticas ocorrerá nas plataformas do Zoom e Google Meet. E as lives e espetáculos ficarão concentrados no canal da semana no Youtube.

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC e parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019. 

SERVIÇO:

O quê: Semana da Dança UFSC

Quando: 16 a 22 de novembro

Onde: https://youtube.com/channel/UC_saUQRmuwTsG-1M3woC0-w

Mídias: @semanadadancaufsc 

Site: www.semanadadancaufsc.com