Festival de criatividade Subtropikal

O Subtropikal é uma plataforma que, desde 2016, provoca conexões entre iniciativas criativas dentro da cidade. Após o sucesso da quarta edição, que contou com mais de 6 mil pessoas em Curitiba, o festival apresentado pela Stella Artois desembarca para a sua segunda edição em Florianópolis nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro.

Neste ano, o QG das atividades do Subtropikal Floripa será O Sítio Arte e Tecnologia, espaço voltado para a difusão e exibição de conteúdos de arte e novas tecnologias, na Lagoa da Conceição. Com acesso gratuito, nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) o local receberá feira autoral de marcas de moda/design, feira gráfica, atrações musicais, rodas de conversa e instalações, workshops, além de uma experiência gastronômica baseada em ingredientes regionais.

Um cardápio inédito está sendo preparado para o evento: privilegiando o uso criativo de elementos da culinária local, o menu será criado a quatro mãos, por Fabrício Flores e Patrícia Bandeira. Fabrício, ou “Fafá”, é pesquisador ambiental, cozinheiro da Flor&Sal e entusiasta da produção e Economia Criativa local. Sua cozinha tem como laboratório a produção orgânica e maricultura do Sul da Ilha. Já Patrícia é responsável pelo cardápio do Negrita, integrante Botanique, um dos mais concorridos espaços da capital paranaense. Juntos, eles assinarão pratos criativos, com cuidado sustentável e acessíveis para todos os bolsos.

Festas, workshops e rodas de conversa

O pontapé inicial do evento está marcado para a noite de quinta (12), com uma festa embalada pelos DJs do núcleo paulistano Gop Tun, que terá como palco o Armazém Vieira, no Saco dos Limões. Na sexta (13), O Sítio recebe as primeiras atividades de workshops, que seguem fim de semana adentro. Ao longo do fim de semana o espaço se transforma na Casa Subtropikal: uma feira autoral realizada em parceria com a Fatto a Femme traz marcas de design autoral para o espaço. Os bate-papos e rodas de conversa programados para sábado (14) e domingo (15) trazem temas como sustentabilidade, futurismo, entretenimento, expressão e autoconhecimento são destaques do evento. Uma Masterclass sobre Design de Experiências Sustentáveis com a designer de experiências do festival lixo zero Psicodália, Rosângela Araújo, está confirmada para o sábado (14).

Para os profissionais ou estudantes criativos que desejam se aprofundar em suas áreas de atuação e buscar inspiração, os workshops exclusivos são uma atração à parte: Gestão e Engajamento de Times Criativos tem 6h de duração e é ministrado por um dos fundadores da escola Perestroika, Guilherme Piletti. Já o workshop de Coolhunting é regido pela professora Andrea Greca, pesquisadora da BERLIN, uma das primeiras consultorias de coolhunting do país.

Ainda na sexta (13) o grupo carioca Heavy Baile (RJ), uma das sensações do último Rock In Rio, faz sua estreia em Floripa ao lado da DJ Brum + DJ Shavozo, numa das festas mais quentes da cidade, o Baile da Brum, que será no Área 52, às margens da rodovia SC 401.

Os DJs do núcleo paulistano Gop Tun são atração da festa de abertura do Subtropikal, no Armazém Vieira




SERVIÇO

– O quê: Subtropikal Florianópolis
– Dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro de 2019

– Sede principal: O Sítio Arte e Tecnologia, R. Francisca Luísa Viêira, 53 – Lagoa da Conceição, Florianópolis – SC

– Dia 13: acesso apenas para participantes dos workshops (inscrições limitadas)
– Dias 14 e 15: das 12h00 às 22h00 (Acesso Gratuito)
Venda dos workshops e inscrições gratuitas nos painéis (vagas limitadas):   www.sympla.com/subtropikal

– Festas
12 de dezembro, 22h
Subtropikal apresenta: Gop Tun DJs
Local: Armazém Vieira (Rua Aldo Alves, 2 – Sacos dos Limões)
Ingressos à venda no Sympla.

13 de dezembro, 22h: Heavy Baile da Brum
Local: Area 52, SC-401, 10300 – Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis – SC
Ingressos à venda no Pensa no Evento.

Mais informações: www.subtropikal.com.br