Entrevista: Paulo Vieira

Paulo Vieira é PhD e Mestre em Business Administration pela Florida Christian University (FCU). Criou o Coaching Integral Sistêmico (CISⓇ), metodologia que já impactou mais de 40 milhões de vidas ao redor do mundo. No meio empresarial, é reconhecido como autoridade nos temas de Coaching, Liderança, Negociação, Relações Humanas e Gestão Eficaz de Pessoas.

São mais de 10.800 horas em sessões individuais de coaching ao longo de 20 anos exercendo a profissão. É autor dos best-sellers: O Poder da Ação” (com mais de 140 semanas nas listas dos mais vendidos da Revista Veja); Fator de Enriquecimento; “Poder e Alta Performance; Foco na Prática; Poder da Autorresponsabilidade e O Poder da Ação para Crianças. Estes 6 livros estiveram simultaneamente entre os mais vendidos da Veja em agosto/2018.

 JT: Qual o primeiro passo para o crescimento?

PV: O primeiro passo, é você saber exatamente a onde você está naquele aspecto, qual seu estado atual, quais são seus resultados, qual é o seu momento, dependendo de cada detalhe do seu momento atual, do seu estado atual, e depois entender a onde você quer chegar, porque só pode falar em crescimento, se você mesurar a onde você está, a onde você quer chegar, e o percurso desse trajeto, isso na vida financeira. O que é crescimento financeiro, eu tenho que entender a onde estou, a onde quero chegar e acompanhar isso, pra entender de fato se há um crescimento ou não, crescimento pressupõem mensuração, acompanhamento, esse é o primeiro passo.

JT: Como sair da zona de conforto e ousar?

PV: Sair da zona de conforto, nós temos que ter objetivos claros e fortes suficientes, uma missão de vida, quanto temos um propósito de vida, objetivos fortes o suficiente, jamais vamos entrar na zona de conforto. O problema não é a zona de conforto, a zona de conforto é a ausência de objetivos, propósito de vida e missão de vida.

JT: Na sua opinião, qual a chave para destravar a vida e alcançar a realização?

PV: A pessoa precisa de preparação, muitas pessoas acreditam que o segredo está no querer, querer é poder, mas é bobagem, se querer fosse poder, certamente quem está me lendo agora queria um carro, uma casa, um corpo melhor e não tem. Querer é o start, o início, mas o poder de fato, está na preparação, na capacidade da pessoa se preparar, se preparar pra algo, objetivos, algo que não era capaz de realiza. A preparação, capacitação, treinamento, a leitura, os cursos, a preparação sim, ela que é o poder, muitas pessoas falam em sucesso, mas poucos falam em preparação. Eu digo que a vontade de se preparar ela precisa ser maior que a vontade de vencer. O que eu sabia que me trouxe até aqui, justamente o que não sei que vai me levar a adiante, achar que vai ter crescimento, sem preparação, esqueci. A preparação é algo fundamenta para que possamos fazer algo de valor em nossas vidas.

JT: Quais os pilares que ajuda nas escolhas da vida?

PV: Fazer boas escolhas na vida, é entender os pilares, e a vida é feita por 11 pilares. E eu tenho que saber quais são os pilares que compõem minha vida. Tem o pilar espiritual, familiar, conjugal, filhos, social e lazer, saúde, servir, intelectual, financeiro, profissional e emocional. Para fazer boas escolhas, temos que entender que nossa vida é um todo, precisamos olhar pra nossa vida, se esforçar para ganhar mais, aprender mais e entender um todo. O que compõe de fato minha vida e olhar pra tudo isso. Preciso fazer escolhas e entender que minha vida tem 11 áreas, que precisam ser prestigiadas, cuidadas, e levadas em contas, só vamos ser felizes, quem cuidar de todas áreas.

JT: Como construir um plano de ação para atingir a prosperidade financeira?

PV: Em um plano de ação de capacitação, não adianta você ir em uma direção A, B, ou C, se você não sabe qual a direção certa, não adianta você ir pra algum, se você não sabe o lugar que deve ir. Então, o primeiro passo é ler livro, fazer cursos, ver vídeos suficientes até que você tenha uma direção certa a seguir, e o outro é pedir ajuda de quem sabe, de quem já chegou lá e tem bons resultados. O maior problema das pessoas, é escutar conselhos de quem não tem bons resultados financeiros.

JT: Deixe um recado para os leitores? 

PV: Se alguém pode, você também pode, se alguém conquistou coisas grandiosas, você também pode, é entender o que ele fez, o que ele pensava, e seguir um caminho parecido, porque se ele chegou lá, você também vai chegar, a questão é, o que ele sabe, que você não sabe, o que ele fez, que você não fez, o que ele entende que você n entende, entendo isso, tudo é possível, como já falei, a palavra-chave é a preparação certa.