Festival Choro Mulheril com atrações gratuitas

Mais que uma roda, o Choro Mulheril é um movimento que incentiva o protagonismo feminino na música popular urbana mais antiga do Brasil. Para celebrar o sucesso crescente do coletivo, que se apresenta todo sábado no calçadão da Rua Victor Meirelles, no Centro Histórico de Floripa, este mês acontece a primeira edição do Festival Choro Mulheril, de 18 a 23 de junho, com ações de ensino, formação, apresentações dos estudantes e shows de artistas locais e de grandes nomes nacionais, como de Nilze Carvalho.

A bandolinista e compositora carioca, reconhecida internacionalmente por sua carreira na música popular brasileira, toca no palco principal com as professoras do festival no dia 21/06, sexta-feira, às 20h, na Bugio Centro. “Estou muito feliz em poder estar neste evento que mostra como temos mulheres potentes, profissionais e excelentes musicistas na cena instrumental brasileira. Um protagonismo que conquistamos e ainda temos mais para conquistar. Tô chegando, Floripa! Tô chegando, Mulheril! Vamos fazer um som lindo juntas e vai ser bom demais!”, celebra a artista.

O festival contará com oficinas gratuitas de interpretação para instrumentos solistas, percussivos e harmônicos. A organização recebeu mais de 200  inscrições e selecionou, de acordo com a experiência musical, 170 pessoas, das quais 11 foram contempladas com bolsas de R$ 400,00 para custos de transporte, alimentação e hospedagem.

Segundo Carol Cantelli, produtora do festival e flautista do movimento, “o grande diferencial está em promover um evento de Choro desse tamanho, onde todo o protagonismo é feminino. A apostila de estudo terá obras de compositoras da história do Choro desde as clássicas às contemporâneas, trazendo visibilidade e valorização para a atuação de mulheres profissionais da música. De forma a reivindicar uma transformação necessária na cultura machista que se perpetua no mercado da música, especialmente a instrumental”.

Dividida entre os palcos da Bugio Centro e Bugio Trindade, a programação também inclui o lançamento do documentário “Choro Mulheril: Formação Musical na Linguagem do Choro para Mulheres e Diversidades de Gênero”, de Luiza Pimenta, e rodas de conversa e rodas de chorinho abertas a toda comunidade. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

A realização do 1º Festival Choro Mulheril é garantida com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura (2023) e pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital 37/2023, da FCC. Apoio: À Brasileira Souvenirs, Bares Bugio, Interclass Hotel e Fundação Franklin Cascaes.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA COMPLETA:

18/06 – ABERTURA DO FESTIVAL

  • 19h20: Lançamento do Documentário Choro Mulheril: Formação Musical na Linguagem do Choro para Mulheres e Diversidades de Gênero, de Luiza Pimenta

  • 19h45: Roda de Choro Aberta com convidadas especiais: Mari Leonel (SC), piano; Fabrícia Piva (SC), violino; Carol Miranda (SC), pandeiro e percussão

Local: Bugio Trindade

19/06 – 19h20: Roda de Choro Aberta com convidadas especiais: Solange Scolaro (SC), violão; Lu Agoglia (ARG), cavaquinho; Fabíola Ortega (CHI), sax soprano; Carol Cherfem (SC), pandeiro, Local: Bugio Centro

20/06 – 19h20: Roda de Choro Aberta com convidadas especiais: Carla Pronsato (SP), piano; Valentina Pérez (ARG), sax tenor; Camila Silva (SP), cavaquinho. Local: Bugio Trindade.

21/06 – 19h: SHOW DE ABERTURA: Grupo Mulheril

  • 20h: SHOW PRINCIPAL: Professoras do Festival e Nilze Carvalho (RJ), no cavaquinho

Local: Palco Bugio Centro – Acessível em Libras

22/06

  • 14h: Roda de Conversa com Nilze Carvalho | Acessível em Libras

  • 16h: Roda de Choro Aberta, com Nilze Carvalho e Professoras do Festival

Local: Bugio Centro

23/06

  • 14h30: Roda de Conversa com Jeanne de Castro

  • 15h30: Apresentação dos participantes das oficinas de práticas de conjunto do Festival

  • 17h30: ENCERRAMENTO – Roda de Choro Aberta

Local: Bugio Trindade

Serviço

1º Festival Choro Mulheril

Data: 18 a 23/06

Locais: Bugio Centro e Bugio Trindade

Evento gratuito e aberto ao público

Mais informações: https://www.instagram.com/rodadechoromulheril/

 Foto: Larissa Trentini.