Estacionamento rotativo de Florianópolis volta a ser cobrado

Dar mais comodidade à população que circula pela região central e aumentar a capacidade de mobilidade e rotatividade no comércio é um dos grandes objetivos do estacionamento rotativo, além da democratização do acesso às vagas.

Esse serviço volta a funcionar em Florianópolis e passa a ser cobrado a partir da próxima segunda-feira (24/08). Os valores continuam os mesmos que eram praticados anteriormente: R$ 2,00 por 1 hora para carros e R$ 1,00 para motos. As áreas azul (máximo 2 horas consecutivas estacionado) e branca (até 5 horas de estacionamento) também serão mantidas. Os horários também continuam os mesmos: segunda a sexta das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h.

Os mais de 40 monitores da empresa Rizzo Parking já estão nas ruas da região central da capital, uniformizados com agasalhos vermelhos, orientando a população desde o dia 27 de julho. Os trabalhadores vêm realizando ações educativas e orientando a população sobre como deve funcionar o serviço de cobrança de estacionamento nas áreas públicas da cidade, que está desativada desde setembro de 2019.

O contrato emergencial firmado com a prefeitura da Capital, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, prevê inicialmente a gestão de cerca de 2.400 vagas na região central. 

A administração municipal orienta a população a não passar nenhuma informação, dados pessoais ou aceitar qualquer tipo de cobrança de pessoas não identificadas e sem uniforme da empresa Rizzo Parking and Mobility. Usuários que presenciarem qualquer irregularidade podem acionar a Guarda Municipal imediatamente pelo 153. 

Compra e recuperação de créditos

A compra de créditos e recuperação dos valores ativos da empresa anterior, pode ser feita através do aplicativo Rizzo Parking, disponível para Android e iPhone. Quem tinha créditos da Zona Azul deve logar com cpf e senha do aplicativo anterior (Minha Vaga). Caso tenha esquecido a sua senha, vá em “Esqueci minha senha”. Se o usuário tenha perdido o acesso ao email cadastrado no aplicativo anterior, pode enviar um email para atendimento@rizzoparking.com.br e solicitar uma nova senha. Após o login os créditos antigos já estarão disponíveis no cadastro. Após o login o usuário também pode  revisar as placas dos veículos cadastrados no app. Caso tenha alguma dúvida, o cidadão pode ligar no 0800 672 72 60.

Além do App, os créditos também poderão ser comprados no site da empresa (https://rizzoparking.com.br/florianopolis/) e com os monitores nas ruas. Em breve a população poderá contar com os pontos de vendas espalhados pela cidade (ainda em fase de cadastro). A intenção é que se tenha mais de 100 pontos de venda autorizados.

Cadastro de Ponto de Venda dos créditos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, já divulgou o edital de chamada pública para credenciamento de pontos de venda de tickets e cartão para usuários do estacionamento rotativo da Capital. Apenas Pessoas Jurídicas podem ser habilitadas. O prazo para credenciamento iniciou no dia 31 de julho a data limite é até 5 de janeiro de 2021, às 18h. A inscrição deve ser feita em duas etapas: o estabelecimento interessado deve realizar um cadastro prévio por meio do formulário eletrônico disponível no link http://espacospublicos.pmf.sc.gov.br/rotativo/pdv.html na aba “Requerimento de Credenciamento”. Em seguida, deve realizar o download e preenchimento da Declaração de cumprimento ao inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal e Declaração negativa de vínculo empregatício com órgão ou entidade pública. 

A segunda fase consiste na entrega, pela empresa interessada, do envelope com a toda a documentação exigida pelo edital. Esta segunda etapa está em andamento e o horário para entrega da documentação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após habilitação do ponto de venda, deve ocorrer a assinatura do Termo de Credenciamento. Após essa formalização, o credenciado terá prazo máximo de 10 dias para disponibilizar a estrutura necessária para que o usuário possa efetuar a compra de créditos para o estacionamento rotativo público de automóveis do município. Caso esse prazo não seja cumprido, o estabelecimento perderá automaticamente a autorização para operação. 

Tecnologia e Fiscalização

A fiscalização dos carros estacionados inicia no dia 24/08 com o apoio de um veículo equipado com uma câmera OCR (que transforma imagens com textos em caracteres). Sendo assim, teremos o histórico dos carros estacionados na região central em uma base de dados atualizada em tempo real. A fiscalização também ocorrerá com o apoio dos monitores e os carros indevidamente estacionados serão autuados pelas autoridades de trânsito.

A base de dados captada em tempo real também poderá ser uma importante aliada da segurança pública da cidade. Carros com registro de roubo ou com outras irregularidades poderão ser facilmente encontrados na região de atuação do estacionamento rotativo.

Foto: Rizzo Parking/Divulgação