Em Florianópolis mais de 400 pessoas trans são atendidas em ambulatório exclusivo para este público

Dia 29 de Janeiro é o dia nacional da visibilidade trans, e em Florianópolis este púbico recebe atendimento específico. Os atendimentos acontecem nos Ambulatórios de Atenção Integral à População Trans. Os espaços estão localizados nos Centro de Saúde do Saco Grande e Campeche.

Ao todo mais de 400 pessoas são atendidas nos Ambulatórios com consultas regulares. Os médicos e outros profissionais de Saúde acompanham os processos de hormonização e indicam exames, por exemplo.

Além do Ambulatório, todos os profissionais do SUS da Capital recebem periodicamente treinamentos sobre habilidades de comunicação relacionadas a este público para que estejam aptos para a acolhida.

Estatisticamente as pessoas trans têm uma baixa expectativa de vida, portanto as iniciativas da Prefeitura trabalham para a promoção da qualidade de vida destas pessoas.

A população que tiver interesse em fazer acompanhamento ou ser atendida nos Ambulatórios deve entrar em contato por e-mail em ambulatorio.mfc.trans@gmail.com., e agendar uma consulta. Os agendamentos são feitos para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus.