Dezembro Laranja: Campanha de combate ao câncer de pele reforça a prevenção da doença

Casa Essenza lança projeto “Proteger é essencial”para conscientizar população de Florianópolis a respeito do câncer de pele

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil já são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. “Esses dados só comprovam que a incidência do câncer de pele é maior do que outros, como os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago”, afirma Dra. Ana Carolina Barreto, médica responsável pela clínica de saúde e bem-estar Casa Essenza.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas ações para informar a população sobre as principais formas de prevenção, aliadas ao acompanhamento de um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

A Casa Essenza, clínica especializada em saúde e bem-estar não podia ficar fora dessa campanha, por isso, lançou para o mês de Dezembro o projeto “Proteger é essencial” onde aos domingos pela manhã a clínica irá disponibilizar parte da equipe médica para conscientizar a população de Florianópolis a respeito do câncer de pele. No local, além de orientação, serão realizados exames físicos e de Dermatoscopia gratuitamente, para auxiliar um possível diagnóstico precoce.

Durante os domingos, no mês de Dezembro, profissionais da Casa Essenza estarão em alguns pontos da capital para atender à população. No dia dia 13, a equipe estará na Av. das Rendeiras, na Lagoa da Conceição. Nos dias 20 e 27, o ponto de atendimento será em Jurerê, em frente ao Acqua Plage.

SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é a doença mais incidente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início tem mais de 90% de chances de cura. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expõe muito ao sol, ou tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença. É preciso prestar a atenção em pintas que crescem, em manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam. O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoce, mas, não substitui a ida ao médico. “A gente sempre instrui os pacientes, principalmente aqueles que têm muitos sinais, muitas manchinhas, que procurem o dermatologista pelo menos uma vez ao ano para fazer uma inspeção para tratar e prevenir qualquer indício da doença”, explica a médica.

A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele. As medidas de prevenção são simples e não exigem muito esforço. Evitar a exposição ao sol entre dez da manhã e quatro da tarde, usar diariamente protetor solar, boné, óculos escuros e roupas com proteção UV são medidas que podem ser essenciais para evitar o câncer. Além disso, sempre que for necessário se expor ao sol, não esqueça de proteger as áreas descobertas do corpo, mesmo em dias nublados.

TIPOS DE CÂNCER DE PELE MAIS COMUNS

Carcinoma basocelular – É o câncer de pele mais frequente na população, corresponde a cerca de 70% dos casos. Manifesta-se por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade.

Carcinoma espinocelular – É o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

Câncer de pele melanoma – Apesar de corresponder a apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave, pois pode provocar metástase rapidamente – espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano – e levar à morte. É caracterizado por pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

Durante o ano inteiro, a Casa Essenza reforça seu compromisso com o cuidado, orientando a população a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “Nossos profissionais são extremamente qualificados e oferecemos tratamento humanizado aos nossos pacientes. A qualquer sintoma ou desconfiança nos procure!”, finaliza Dra. Ana Carolina Barreto.

A Casa Essenza fica localizada na Av. Trompowsky, 291, Torre B, Sala 901 – Centro de Florianópolis. Você pode agendar sua consulta pelo número (48) 9683-0555.

O que: Dezembro Laranja   

Casa Essenza promeve projeto “Proteger é essencial”

Programação:

13/12 Av. das Rendeiras – Lagoa da Conceição 

20/12 Jurerê – em frente ao Acqua Plage

27/12 Jurerê – em frente ao Acqua Plage