Curso Fantasmagorias da Obra de Arte

A terceira aula do curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg será no sábado, dia 14 de setembro, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Ministrado pelas professoras doutoras em história Rosângela Cherem e Thays Tonin, o encontro é gratuito e acontece das 15h às 17h. As vagas são disponibilizadas por ordem de chegada.

O curso, que é uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), tem como objetivo estabelecer relações entre a história da arte e as exposições ocorridas na Fundação Cultural Badesc. Centradas no pensamento do historiador de arte alemão Aby Warburg, as aulas levam em consideração as questões relacionadas à impureza do tempo e sua relação com a obra de arte – fantasmagoria, transtemporalidade, intempestividade e senthome. 

As aulas seguem nos dias 26 de outubro e 9 de novembro, sempre das 15 às 17 horas. Os participantes interessados em realizar uma leitura prévia do material podem solicitar os textos complementares. Cada aula conta com uma professora convidada, que apresenta paralelos entre os estudos de Warburg com a arte contemporânea.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital.

Organizadoras do curso

Rosângela Cherem:  Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.  

Thays Tonin: é bacharel e licenciada em História pela – UFSC (2014), mestre em História pela UFSC (2015), tem doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA). É pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, estudou Latim em Fontes Renascentistas e fez parte da pesquisa de doutorado no The Warburg Institute, vinculado a Universidade de Londres.

Quem foi Aby Warburg?

Abraham Moritz Warburg (13 de julho de 1866 – 26 de outubro de 1929), mais conhecido como Aby Warburg, foi um historiador de arte alemão, célebre pelas suas contribuições nos estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano. Suas obras completas remontam a vários volumes, mas seu projeto mais ambicioso, Atlas Mnemosine, se constitui em uma coleção de imagens com pouco ou nenhum texto.

Serviço: Curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg, ministrado por Rosângela Cherem e Thays Tonin

Data: 14 de setembro – sábado

Horário: 15h às 17h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita, vagas por ordem de chegada

Crédito foto: Franchêscolli Gohlke/FCB