Curso de Cinema promove aula magna com Joel Zito Araújo
O curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nesta quinta-feira, 18 de março, às 17h, aula magna com o cineasta Joel Zito Araújo. O evento é aberto a toda a comunidade. Para receber o link de acesso à sala da plataforma Google Meet, é necessário confirmar presença pelo e-mail olhonegroaudiovisual@gmail.com. A atividade também será transmitida ao vivo pelo canal do Cinema UFSC no Youtube.
Joel Zito Araújo é diretor, roteirista e produtor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. Doutor em Ciências da Comunicação, possui extenso conhecimento e estudos sobre o negro na sociedade, refletindo isso em suas criações audiovisuais. Foi um dos responsáveis pela implantação do chamado cinema negro brasileiro, tanto na ficção quanto no documentário, e articulou, junto a outros nomes da indústria audiovisual, o Manifesto do Recife, um documento que conclamava o fim da marginalização dos atores, atrizes, apresentadores e jornalistas negros na indústria audiovisual.
Sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade em 2001; o longa ficcional As filhas do vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de oito Kikitos no Festival de Gramado; e os documentários Cinderelas, lobos e um príncipe encantado (2009); Raça (2013), que aborda a temática do negro na sociedade brasileira e cuja direção foi divida com a vencedora do Oscar Megan Mylan; e Meu amigo Fela (2019), com diversos prêmios internacionais. Atualmente reside em Cabo Verde, onde está finalizando seu novo longa ficcional: O pai da Rita.