Cristian Faig e Dudu Pimentel apresentam recital virtual da Camerata

Com guitarra e flauta, num repertório eclético que une jazz, tango, MPB e música clássica, apresentação será exibida ao vivo, às 20h, na plataforma 30play.com.br

“O centro de tudo é a absoluta liberdade musical”, resume o guitarrista e violinista Dudu Pimental, que se apresenta ao lado do flautista e cantor Cristian Faig nesta-terça (12), às 20h, em mais um recital virtual promovido pela Camerata Florianópolis. No repertório, Bach, Carlos Gardel, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Chick Corea, Erroll Garner, Otilio Galindez, Richard Rodgers e Lorenz Hart, Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Aliás, a música de Tom e Vinícius – Água de Beber – que será interpretada pelo duo tem uma história curiosa.  O então presidente Juscelino Kubitschek convidou os autores de “Garota de Ipanema” para compor uma sinfonia que seria apresentada no dia da inauguração de Brasília, a nova Capital do Brasil, em 21 de abril de 1960. No ano anterior, para se inspirar, a dupla passou um tempo na cidade em construção, morando no Catetinho, um palácio provisório de madeira. Numa manhã ensolarada, eles ouviram barulho de água – parecia um riacho – e quiseram descobrir de onde vinha aquele som. Pegaram uma trilha no meio do mato e esbarram com um operário que vinha no sentido contrário, um dos milhares que construíram a cidade.

– O que é é isso? – perguntou Tom ao desconhecido.

– Isso o quê?

– Este barulho. Tem água por aqui?

– Tem – respondeu o operário.  E é água de bebe, camará.

Nasceu deste encontro fortuito um dos grandes clássicos da arte brasileira. Assim como Tom e Vinicius, Pimental e Faig tem uma longa história juntos: há cinco anos formam um duo e há 10 são integrantes do trio Ponteio.

A apresentação, de uma hora, será transmitida na plataforma 30play.com.br e ficará à disposição para o espectador rever quando quiser. Para ter acesso aos recitais da Camerata Florianópolis, é preciso participar do financiamento coletivo promovido pela orquestra no site Kickante.com.br. Em seguida, será gerado um link de acesso à sala de transmissão. A plataforma pode ser utilizada, ainda, através do aplicativo “30Play”, disponível na App Store para Android e iOS.

SERVIÇO:

O quê: Recital Virtual da Camerata com Dudu Pimental e Cristian Faig

Quando:12 de maio de 2020, terça-feira, a partir das 20h

Onde: Plataforma 30play.com.br

Ingressos: Kickante.com.br

Vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=252638215815244