Coleta de verdes atende quatro bairros

Até 2030, meta de Floripa é reciclar 90% dos resíduos orgânicos

Na semana que vem, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), segue a programação da coleta seletiva de resíduos verdes, atendendo Carianos, Rio Vermelho, Barra da Lagoa e Costeira do Pirajubaé.

Em 2020, foram coletadas mais de 3 mil toneladas de resíduos verdes pela Comcap em Florianópolis, entre os serviços de porta em porta, remoção e entrega voluntária nos Ecopontos. A projeção é aumentar 30% este ano.

A logística da coleta de verdes, informa o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, prevê 36 roteiros que atendem 70 localidades. Foi estruturada de forma que o morador possa se programar para entregar os resíduos na porta de casa a cada seis semanas. Sempre no mesmo dia da semana, pela manhã.

A meta da cidade é reciclar 90% dos resíduos orgânicos até 2030. Essa fração corresponde a mais de um terço dos rejeitos que vão para aterro sanitário. Para os resíduos orgânicos de quintal e jardim, a SMMA oferece a coleta domiciliar de verdes. Para os orgânicos de cozinha (restos de alimentos), estimula a compostagem.
Os resíduos verdes são transformados em cepilho e composto orgânico para práticas de agricultura urbana, ajardinamento e paisagismo de espaços públicos e hortas.

15 de março, segunda-feira
Carianos (lado Norte) – Jardim Califórnia

16 de março, terça-feira
Carianos (lado Sul) – Loteamento Santos Dumont e Ressacada

17 de março, quarta-feira
Rio Vermelho (lado Sul) do Parque Florestal até altura da Estrada Cristóvão Machado de Campos – exceto servidões estreitas

18 de março, quinta-feira
Barra da Lagoa.
19 de março, sexta-feira
Rio Vermelho (lado Norte) da altura da Estrada Cristóvão Machado de Campos até o Muquém – exceto servidões estreitas

20 de março, sábado
Costeira do Pirajubaé, José Mendes.
Separar grama, capim e folhas e acondicionar em sacos de ráfia ou bombonas. Fazer feixes de galhos, troncos, folhas de palmeira e bananeira e dispor para a coleta verde a partir das 7h.

Foto: divulgação/PMF