Aproximadamente 16 mil casos de câncer de colo de útero são diagnosticados todos os anos no Brasil

Estima-se que a vacinação ajuda a salvar de 2 a 3 milhões de vidas por ano. Atualmente, 85 países implementaram a vacinação contra o HPV como forma de prevenir a doença.

O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, no Brasil são cerca de 16 mil novos casos ao ano. A prevenção primária deste tipo de câncer está diretamente relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV).

O HPV é um vírus sexualmente transmissível (responsável por 100% dos casos de câncer de colo de útero) que infecta a pele ou a mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser percursoras de cânceres. A transmissão do vírus ocorre por via sexual, por meio do contato direto com a pele ou pela mucosa infectada, durante qualquer contato sexual, mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Não existem medicamentos que curem ou eliminem o vírus, mas há tratamentos para a prevenção e para as lesões causadas por ele. E, apesar de o uso do preservativo ser essencial, a melhor e mais eficaz forma de prevenção do vírus é a vacinação, especialmente antes do início da atividade sexual.

Desde 2014, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal a vacina tetravalente contra o HPV para meninas. A partir de 2017 a imunização passou a valer para meninos também. A Vacina do HPV protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Há três anos e meio no mercado, a Primme Vacinas é uma clínica especializada em imunização adulta e pediátrica e oferece todos os tipos de vacina, com estoque controlado, produtos bem armazenados seguindo todos os critérios da Anvisa. A HPV também está disponível, afinal na rede pública a imunização está disponível apenas para parte da população, que inclui adolescentes de até 15 anos, mas a vacina pode ser tomada em qualquer idade. “Mulheres e homens adultos podem e devem se vacinar, claro que não terão acesso nos postos de saúde, mas a rede privada oferece essa possibilidade. A vacina é a única maneira eficaz de prevenção do HPV” explica Mariana Fernandes, enfermeira responsável pela sala de vacinação da Primme Vacinas.

Na clínica são disponibilizados todos os tipos de vacina que compõem o calendário vacinal, desde o bebê até a vida adulta. Incluindo outras vacinas, que não estão na obrigatoriedade da caderneta, mas que auxiliam na prevenção de doenças, como é o caso da vacina do HPV. E os métodos de aplicação são indolores, utilizando alguns dispositivos como massageador, gelo, vibração, para aliviar o desconforto causado no momento da aplicação.

O grupo etário alvo da vacina do HPV é de 9 a 14 anos, pois, ela é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Devem ser tomadas duas doses, com intervalo de seis meses. Após os 15 anos, são três doses da vacina. Pessoas HIV positivo e transplantados entre 9 a 26 anos também podem se vacinar. Na rede privada, as mulheres que já têm a infecção ou já tiveram alguma lesão também podem ser orientadas a receber a imunização.

“A meta é vacinar pelo menos 80% da população alvo para alcançar o objetivo de reduzir a incidência deste câncer nas próximas décadas no país. A vacinação, em conjunto com o exame preventivo, chamado Papanicolaou, se complementam como ações de prevenção deste câncer. Pois o exame alerta caso a doença exista, mas a vacina evita que ela aconteça. E mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, deverão realizar o exame preventivo, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV”, destaca a enfermeira.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo das lesões (clínicas ou subclínicas). Funcionam como um alerta sobre a doença.

  • Lesões clínicas – podem ser diagnosticadas por meio do exame clínico urológico (pênis), ginecológico (vagina), anal (ânus e região perianal) e dermatológico (pele).
  • Lesões subclínicas – podem ser diagnosticadas por exames laboratoriais, como o exame preventivo Papanicolau (citopatologia), colposcopia, peniscopia e anuscopia, e também por meio de biopsias e histopatologia, a fim de distinguir as lesões benignas das malignas.

Quando alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir 100% dos casos. Por isso, é muito importante que as mulheres façam o exame de Papanicolau regularmente, mesmo que estejam vacinadas contra HPV.

Hoje a Primme Vacinas atende em 4 lugares diferentes. Em Florianópolis, as salas de vacina ficam dentro da rede Angeloni de Supermercados, na unidade da Beira Mar de Floripa, e na unidade do Jardim Atlântico. Nessas duas clínicas o atendimento é de segunda a segunda, incluindo feriados, sábados e domingos, das 9h às 21h. Em Palhoça, a Primme tem uma sala de vacinas dentro do Instituto Catarinense de Medicina – ICAMED, com atendimento no horário comercial. Já em São José, está instalada na clínica CLICK. Até o final do ano estará em Balenário Camboriú.

Além da qualidade nos produtos, a clínica ainda oferece preços competitivos e possibilidades de pacotes vacinais, que auxiliam no controle do calendário de imunização.

Foto da Vacina HPV  : divulgação Primme Vacinas