20ª Fenaostra

In natura, ao bafo, gratinada ou ao molho vinagrete. É possível preparar e consumir a ostra de diversas maneiras e quem é fã desse item tradicional da culinária local vai poder aproveitar uma festa gastronômica com diversos atrativos. É a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra, que acontecerá do dia 5 a 15 de setembro na Praça Fernando Machado, Centro. 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, lança oficialmente a festividade nesta sexta-feira, 30, às 12h, no Mercado Público da Capital. A programação contará com dez dias repletos de muita música, gastronomia, apresentações culturais, entre outras atrações.

“Chegamos à 20ª edição da festa, o que comprova a importância da Fenaostra para a cultura local, economia e também para o turismo. A festa faz parte do calendário de todo manezinho e esperamos que tanto quem é daqui, quanto os visitantes. possam aproveitar,” afirma o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Enquanto a festa não começa, um esquenta vai movimentar a cidade. É neste domingo, 1º de setembro, a partir das 15h, na região conhecida como rota do sol poente: Santo Antônio de Lisboa. Para aproveitar com os amigos e com a família é só chegar na Rua Cônego Serpa.

Em mais esta edição, a sustentabilidade fará parte da festa. A administração municipal pede que os participantes levem o seu próprio copo para consumo de bebidas, evitando assim, o descarte desse recipiente. Quem não puder levar terá uma outra alternativa sustentável para aproveitar a festa. poderá Basta adquirir no local, um copo eco por R$ 5 reais cada. Após a utilização do mesmo, o visitante poderá optar por retornar o item em troca da devolução do valor integral pago anteriormente pelo copo.

“Novamente com entrada gratuita, localizada no coração da cidade e com ostras produzidas em solo manezinho, reafirmamos mais uma vez o viés popular da festa e a valorização da nossa cultura e da nossa gente. A Fenaostra é uma forma de mostrar para todos os visitantes mais uma vez a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia,” afirma o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinícius De Luca Filho.

Serviço

O quê: Lançamento da 20ª Fenaostra;
Quando: Sexta-feira, 30;
Onde: Mercado Público, às 12h.