1º Festival de Circo de Florianópolis

O primeiro Festival de Circo de Florianópolis promove entre os dias 19 e 27 de outubro mais de 20 atrações com artistas do Brasil e do exterior. O evento ocupará diferentes espaços da Capital: além do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), terá apresentações no Parque da Luz (Centro), Praça Bento Silvério (Lagoa da Conceição), Largo da Catedral, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Beiramar Shopping. Tudo gratuito!

A programação foi cuidadosamente pensada para apresentar ao público as diferentes técnicas e escolas circenses: ilusionismo, acrobacias, malabarismo,  palhaçaria e mímica. A palhaçaria, linguagem que tem tradição na Capital, terá destaque com a participação de artistas de renome na cena, como o argentino Palhaço Tomate; a Palhaça Rubra, de São Paulo; e ainda a companhia Mahalla, de Curitiba, que faz única apresentação no Parque da Luz.  De Santa Catarina, destaques para a Traço Cia de Teatro e o Circocan, grupos que são referência em palhaçaria e circo.

O festival busca a mescla de apresentações ancoradas na tradição e espetáculos com característica do novo circo. O propósito é reavivar a força das artes circenses latentes no imaginário cultural, formando plateias, incentivando a criação de projetos circenses locais ligados à cidadania e reacender o valor dessa arte na população ao reconhecer e descobrir seus talentos locais — afirmam os idealizadores Tailor Morais e Gabriel Pereira, da Marte Cultural. 

 A produtora Marte Cultural assina a curadoria dos espetáculos e contou com a participação de produtores e pesquisadores na área do circo para seleção dos artistas. No total, são 22 apresentações, de curta e longa duração. Também estão programadas experimentações circenses para crianças e workshop para amantes do circo.  

Formação de plateia, formação de artistas

O intercâmbio cultural entre artistas de diferentes cidades do Brasil e do exterior também é um dos propósitos do festival. Da Argentina, o Palhaço Tomate apresenta dois espetáculos: Tomate, Puro Tomate e Tomate Callejero. Há 25 anos o artista apresenta montagem sem texto falado, número premiado em três continentes. De Cuba, o artista Rafael Gómez Pérez apresenta clássicos da arte do ilusionismo: leitura da mente, aparição e desaparecimento de objetos e outros truques.

O festival também reserva espaço para formação. A oficina de palhaço Um Salto para o Fracasso, ministrada por Daniel Lucas, é indicada para iniciantes e aborda elementos fundamentais do trabalho com o palhaço e diferentes técnicas circenses. Inscrições no site do festival.

O Festival de Circo de Florianópolis é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Beiramar Shopping e Cineshow. Apoio institucional da CDL Florianópolis e Jurerê Internacional. Coordenação da Marte Cultural.

1º Festival de Circo de Florianópolis
Quando:
19 a 27 de outubro
Onde: Parque da Luz, Praça Bento Silvério, Beiramar Shopping, Teatro Álvaro de Carvalho, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Largo da Catedral
Quanto: gratuito
Informações: www.floripacirco.com.br. Siga-nos também nas redes sociais: www.facebook.com.br/festivaldecircodeflorianopolis e no Instagram @festivaldecircodeflorianopolis

Foto: O show da palhaça Rubra