Workshop gratuito on-line para conservadores de bens culturais

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferece, de 27 a 30 de abril, um workshop on-line de Química de Materiais para conservadores de bens culturais de todo o Estado. As webconferências ocorrerão sempre 13h às 18h.

Interessados devem se inscrever gratuitamente até 24 de abril . O workshop será ministrado pelo químico e pesquisador da FCC, Thiago Guimarães Costa, e tem vagas limitadas a 40 participantes.

Voltados a profissionais da área de museus catarinenses, os encontros virtuais terão como temas: Introdução a química aplicada à conservação do patrimônio cultural; Química dos Materiais I: Papel e Materiais Pétreos; Química dos Materiais II: Tintas, vernizes, adesivos e deterioração de materiais pictóricos; Química dos Materiais III: Metais, Madeira, Plásticos e Aplicações Espectroscópicas.

Para a realização do workshop será utilizada a plataforma conferenciaweb.rnp.br. Os participantes receberão por e-mail informações para entrar na plataforma 1h antes do horário programado.

Durante os encontros virtuais, os participantes compartilharão problemas e dúvidas reais dos acervos para debater do ponto de vista de materiais. De maneira conjunta, serão abordadas as características, com base na ciência de materiais, de cada problema em particular.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atecor@fcc.sc.gov.br.