Show Lenine & Camerata Florianópolis

Restam poucos ingressos para o show “Lenine & Camerata Florianópolis”, que será realizado nesta quarta-feira (25), às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC). A grande procura reflete o sucesso da parceria, que começou em 2014 e incluiu outros quatro espetáculos nos anos seguintes na Capital, três deles no CIC e um no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A regência será no maestro Jeferson Della Rocca, e a produção fica por conta de Maria Elita Pereira. Na sexta-feira, Lenine e Camerata se apresentam no AM Master Hall, em Criciúma, às 21h.

Canções como o “Paciência”, “Jack Soul Brasileiro”, “Último por do sol” e “Castanho”, sucessos de Lenine, ganham nova roupagem ao som dos violinos, violas, violoncelos e contrabaixo da orquestra, com arranjos especiais produzidos por Luiz Gustavo Zago, que também integra o espetáculo com seu piano. É mais um exercício de aproximação entre os gêneros erudito e popular, prática que se tornou corriqueira para a Camerata, contemplando diferentes artistas e faixas de público.

Com 25 anos de história, a Camerata Florianópolis vem se destacando por suas pesquisas envolvendo diversos estilos e gêneros musicais. Realizou concertos com importantes artistas brasileiros, como Toquinho, Zeca Baleiro, Paulinho Moska e o próprio Lenine. Participou do Rock in Rio 2015 ao lado do guitarrista Steve Vai e valorizou grupos musicais catarinenses como Expresso Rural e Dazaranha, em shows e gravações que tornaram ainda mais conhecido o trabalho desses artistas.

Criada em 1994 pelo maestro e compositor Jeferson Della Rocca, a Camerata tem cerca de 700 concertos e a gravação de CDs e DVDs. A orquestra gravou, entre outros, os espetáculos “Tributo à Música Popular Brasileira”, “Música para Cinema”, “Camerata & Elekphantz & Gui Boratto”, “Clássicos com Energia”, “Marley in Camerata” e o “Acústico 25 anos”, do Dazaranha.

PARCEIRO DE ORQUESTRAS

O cantor e compositor Lenine é vencedor de diversas premiações (como o recente Prêmio da Música Brasileira), participou de momentos emblemáticos como a abertura das Olimpíadas e é reconhecidamente um dos maiores artistas em atividade na MPB.

Em 2005, Lenine estreou seu primeiro show sinfônico com a Orquestra Nacional de Île de France, no Theatro Zenith, em Paris. O evento coroou o “Ano do Brasil na França”, trazendo suas composições com novos arranjos feitos pelo maestro Ruriá Duprat.  Ao ver sua obra “vestida de roupa de domingo”, Lenine decidiu que, de alguma maneira, incluiria novos concertos como aquele em suas futuras turnês.

A partir de então, já dividiu o palco com grandes nomes da música instrumental, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Sinfônica do Recife, e também com orquestras contemporâneas como a Rumpilezz, do maestro Letieres Leite, e a Martin Fondse Orchestra, da Holanda, com quem excursionou o Brasil e a Europa com o espetáculo “The Bridge”.

Fundador e maestro da Camerata, Jeferson Della Rocca está feliz com o reencontro. “Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com o Lenine”, afirma. “Ele é uma pessoa muito querida e demonstra muita atenção com todos a sua volta. E a sua obra é de excelente qualidade. Estamos ansiosos para tocar juntos de novo”.

O QUE – Espetáculo Lenine & Camerata Florianópolis

ONDE – Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis

QUANDO – Dia 25 de setembro, às 20h

QUANTO – Ingressos de R$ 88,00 a R$ 264,00, à venda nas lojas e no site da Blueticket (www.blueticket.com.br) e nos teatros do CIC, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho