Santa Catarina está entre os dez estados que mais produzem cevada no país

O setor da cevada vem crescendo e demonstrando um ótimo desempenho no Brasil. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, já apontou que o cereal tinha produção estimada em 391,6 mil toneladas para agosto deste ano – número 20,5% maior em relação ao ano anterior e aumento de 12,9% no rendimento médio. Iniciativas que apostam na capacitação dos agricultores, por meio de troca de experiências e até plataformas tecnológicas inovadoras, são parte do motivo para resultados tão animadores.

A Cervejaria Ambev é uma das empresas que investem no setor, uma vez que isso se reverte em benefícios para toda a sua cadeia e garante um produto de qualidade a seus consumidores. Na pesquisa do IBGE, Santa Catarina está na 9ª posição entre os 17 estados produtores no Brasil. No todo, a região Sul é responsável por 32,5% da produção total do país de cereais, leguminosas e oleaginosas, atingindo um volume de 77,9 milhões de toneladas ao ano. 

Pensando nesses dados, em 2014, a cervejaria lançou o SmartBarley, uma plataforma direcionada a produtores de cevada, para compartilhamento de informações e boas práticas, com o objetivo de melhorar o desempenho e a safra de todos os parceiros da companhia. Desde então, o programa já cresceu 130% e agora conta com 470 agricultores cadastrados. A meta da cervejaria é contemplar 100% dos produtores parceiros com o SmartBarley. O programa é um marco na jornada de inovação iniciada pela Ambev, unindo a expertise técnica de sua equipe de agrônomos, à tecnologia que conecta produtores.  

“Tão importante quanto a qualidade da nossa cerveja, é o desenvolvimento de nossos agricultores parceiros. O SmartBarley é um exemplo de inovação que implementamos em nossa cadeia, para conectar a nossos produtores para desenvolverem um plantio sustentável e contribuírem com o crescimento do setor no Brasil”, afirma Juan Caminos, gerente regional agronômico da Cervejaria Ambev. “Com a plataforma, podemos acompanhar e medir a sustentabilidade dos nossos fornecedores, garantindo que seus plantios tenham impactos positivos ao meio ambiente. Assim, damos mais um passo em direção ao nosso sonho: de unir as pessoas por um mundo melhor”, continua o executivo.

Além do SmartBarley, a Cervejaria Ambev conta com diversas frentes para dar apoio e desenvolver sua cadeia de produção. A companhia desenvolve e disponibiliza novas variedades de grãos, por meio de cruzamentos genéticos das melhores sementes que produzem mais e demandam menor utilização de insumos, gerando menos impactos na qualidade da água e do solo. Com isso, espera-se melhorar o rendimento da cevada em até 7%, até 2025. A companhia também criou um material sobre as melhores práticas de plantio, manejo e cultivo da cevada, além de acompanhar as atividades dos produtores em visitas periódicas feitas por seu time de agrônomos. 

“A união entre nosso time de agrônomos e os produtores parceiros está permitindo transformar a realidade agrícola no Brasil. Agregando o conhecimento técnico a novas tecnologias, garantimos uma produção que traz impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade” conclui Caminos. 

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Foto: Campo de Cevada e Maltaria em Passo Fundo