Projeto “Ilha de Encantaria” será apresentado a estudantes da Capital
Peça teatral sobre a Ilha da Magia, que reúne palhaçaria e contação de histórias, circulará, em formato virtual, por oito instituições públicas de ensino de Florianópolis, a partir de 17 de maio.
Débora de Matos, atriz, palhaça e nativa da Ilha, visitou comunidades da Grande Florianópolis para resgatar narrativas, cantigas e brincadeiras junto às rendeiras, benzedeiras, pescadores e moradores da região. O resultado, Ilha de Encantaria, é uma contação de história carregada de singularidades.
“Nasci em 1980 e vivi de modo ainda muito intenso a presença de histórias, lendas e personagens que me permitiram uma infância regada pela magia e pelo fantástico de nossas culturas e tradições. E é esse sabor da infância que me levou a desenvolver a pesquisa (En)Cantos de uma Ilha”, conta Débora.
Ilha de Encantaria tem classificação livre e circulará, de 17 a 21 de maio, por meio de transmissões ao vivo em plataforma interativa, por oito instituições públicas de ensino, nas cinco regiões da cidade, nos bairros de Coqueiros, Serrinha, Tapera, Caieira da Barra do Sul, Armação, Barra da Lagoa, Canasvieiras e Sambaqui.
São esperadas cerca de 400 crianças das séries iniciais para os oito encontros (matutinos e vespertinos) que oportunizarão uma experiência lúdica junto ao processo de ensino dos professores da rede pública. E, como história puxa história, ao fim de cada apresentação, a palhaça Esmeralda (Débora de Matos) seguirá na sala virtual para uma roda de conversa com as turmas.
A obra é um trabalho solo elaborado no abraço de uma equipe de artistas que, com suas bagagens, costuraram junto essa construção de memórias e invenções. Além das histórias, a peça ainda representa bem a magia da Ilha no figurino, cenário e músicas, tudo criado especialmente para o público reviver as histórias da cidade.
“Como uma rede de pescaria ou um trabalho em bilro, sinto a alegria de ir tramando, nó a nó, ponto a ponto, uma malha de encantaria, tecida por histórias vividas e inventadas pelo povo desta terra”, completa a palhaça.
A artista e arte-educadora Drica Santos, que ministra as disciplinas de Estágio do CEART/UDESC em escolas e comunidades, explica a importância do projeto. “A contação de histórias estimula a leitura, contribui no letramento da criança e amplia as suas leituras de mundo. Atua na capacidade dela reinventar o mundo e, assim, redimensionar a própria realidade”.
Débora antecipa que, durante esta semana que precede a realização do projeto, marcadores de livro com a imagem do projeto estão sendo entregues às escolas justamente para incentivar o hábito da leitura nas crianças.
Para Drica, o Ilha de Encantaria traz histórias de um saber ancestral, contribuindo para a própria questão de descolonizar os olhares sobre a realidade. “Esse contato para as crianças é fundamental e, com certeza, não só elas, mas como toda a comunidade escolar ficará muito feliz em viver este encontro”, pontua.
O projeto é financiado com recurso público do Edital de Apoio às Culturas 2019/2020, do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Florianópolis.
As apresentações integram a programação que comemora os 20 anos da Traço Cia. de Teatro, companhia de referência em palhaçaria em Santa Catarina.
Ficou com vontade? Acesse o perfil @ilhadeencantaria no Instagram para conhecer um pouco dessas histórias. Para assistir ao espetáculo, acesse: https://youtu.be/ZcXogDZa1eM
SINOPSE
Você sabe guardar um segredo? Ilha de Encantaria é um lugar mágico, protegido pelos mistérios das águas. Uma terra onde os ventos cantam para que seus seres possam dançar sua existência. Um mundo no qual as pedras escondem histórias secretas de rodopios e travessuras. Uma ilha carregada de memórias encantadas por cicatrizes e contadas na feitiçaria da palhaçaria.
FICHA TÉCNICA
ILHA DE ENCANTARIA – Contação de histórias.
Concepção e palhaçaria – Débora de Matos.
Colaboração – Dona Benta, Dona Glorinha, Dona Maria, Dona Nem, Dona Sueli, Dona Valdete, Seu Dário, Seu Vadico e Peninha.
Consultoria técnica e de criação – Greice Miotello e Egon Seidler.
Transmissões ao vivo – Traço Cia de Teatro.
Figurino, objetos e adereços – Ana Pi.
Composição sonora – Cassiano Vedana.
Ilustração – Breno Reis.
Arte gráfica – Greice Miotello.
Fotografia – Vanessa Soares.
Classificação – Livre.
SERVIÇO
O que: Ilha de Encantaria (contação de história e palhaçaria);
Quando: 17 a 21 de maio de 2021;
Onde: Escolas básicas municipais de Florianópolis;
Como: Encontros pela plataforma Google Meet
Quer assistir ao projeto? Acesse o link https://youtu.be/ZcXogDZa1eM e conheça mais na bio do @ilhadeencantaria
Sobre Débora de Matos – nasceu numa pequena ilha no sul do Brasil, no ano de 1980. Ingressou no Centro de Artes/Udesc, onde formou-se em Artes Cênicas e fez Mestrado em Teatro. Foi lá que nasceu a Traço Cia de teatro (2001), ao lado de quem segue ainda hoje. Junto à Traço, iluminada pelo nariz vermelho da palhaçaria, compartilhou momentos de vida com pessoas que encontrou pelos caminhos. Teatros, praças, ruas, hospitais, aldeias, comunidades, campus de refugiados. Por muitos lugares pode degustar o que vive a perseguir: o encontro, a magia, o amor, capazes de eternizar um simples instante. E por aqui continua a caminhar…
Sobre a Traço Cia. de Teatro – Criada em 2001, em Florianópolis, e desde o início de sua trajetória, desenvolve pesquisas referentes à Palhaçaria, edificando uma linguagem própria, pautada no encontro entre artistas e espectadores, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora. Coordena o (A)Gentes do Riso, projeto que, desde 2011, leva palhaças e palhaços para o Hospital Infantil/SC, utilizando a arte e o riso para humanizar o ambiente hospitalar e ampliar a qualidade de vida de pacientes, familiares e funcionários. É parceira da Associação Cultural e de Cooperação Internacional Pallasos en Rebeldía, atuando em eventos e ações humanitárias no Brasil, na Cisjordânia, na Espanha, na Colômbia e na Costa Rica.
CONTATOS
Débora de Matos
Facebook.com/constosdeumailha
Instagram – @ilhadeencantaria