Projeto “Diálogos Urgentes”

A programação gratuita acontece em Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Capinzal, Joinville, Lages, Laguna, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

Com o objetivo de fomentar a reflexão e o debate através do cinema, o Sesc Santa Catarina realiza toda última semana do mês o projeto “Diálogos Urgentes”, com sessões comentadas de filmes contemporâneos. A próxima edição acontece no dia 29 de outubro, terça-feira, com exibição do documentário “Parquelândia”, de Cecília da Fonte. Encantamento, cores, sons e movimentos. Essa é a imagem e a memória afetiva dos parques de diversões itinerantes montados em periferias e cidades do interior. À luz do dia, a fantasia dá lugar a uma dura realidade: pessoas vivendo em situações precárias, relações de trabalho abusivas e histórias de vida marginalizadas.

Parquelândia conta a história do dia a dia de trabalhadores e trabalhadoras de um parque de diversões que atravessa o sertão de Pernambuco e do Piauí. Os parques de diversões que rodam pelos pequenos municípios do interior do Nordeste e pelas periferias das capitais não têm o luxo e a megaestrutura dos grandes eventos, mas deixam marcas profundas na memória de crianças e adolescentes. A motivação para o filme veio quando Cecília, já adulta, visitou um desses parques e sua memória de infância foi submetida ao teste de realidade da precarização do trabalho nesses ambientes.

A programação gratuita acontece em 13 cidades: Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Capinzal, Joinville, Lages, Laguna, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Informações detalhadas com os horários das sessões em cada cidade está disponível em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/dialogos-urgentes-filme-parquelandia