Projeto cultural gratuito leva teatro, oficinas kids e workshops

A cidade de Capivari de Baixo, em Santa Catarina, recebe entre os dias 21 e 28 de julho, o projeto Vitrine Cultural e Gastronômica, que oferece gratuitamente uma variada programação de lazer e cultura para famílias da região. Com o apoio da Diamante Energia, a iniciativa tem a participação de duas companhias teatrais que vão apresentar espetáculos selecionados para encantar e divertir o público e, ao mesmo tempo, despertar entre crianças e adultos a preocupação com a alimentação de qualidade. A programação inclui ainda oficinas kids de gastronomia e workshops gastronômicos.

Os atores da Cia Ludicoz estarão presentes com dois espetáculos. O musical “Histórias através do mundo” aposta na interação entre artistas e público para alertar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e com a alimentação saudável. Da mesma trupe, o espetáculo “Le Cirque du PulgueGourmet” conta a história de Gastão, um extravagante e bon-vivant que abriu seu próprio circo de pulgas. A partir desse fato inusitado, ele explora o mundo, abraçando culturas diversas e se desdobra para equilibrar a vida no circo tradicional com a paixão pela culinária de suas pulgas.

Já a Cia Burucutu, que trabalha com teatro de mamulengo, traz o espetáculo “Comer Colorido é Divertido”, que usa e abusa de música e bom humor para despertar nos pequenos a curiosidade de experimentar novos alimentos, texturas e sabores, o que reforça a ideia de optar por pratos coloridos e diversificados.

Além do teatro, os participantes poderão acompanhar oficinas de gastronomia e workshops gastronômicos comandados pela Chef Denize Rech Dagostim. As apresentações teatrais ocorrem às 10h:30, 15h e 20h. As atividades gastronômicasdividem-se em oficinas kids, sempre às 16:30h e workshops às 19h.

Tudo acontece em uma arena especial, montada sobre um caminhão que se transforma em palco. A estrutura garante acessibilidade, com locais adequados para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. A inclusão social não acaba por aí: deficientes auditivos terão tradução em libras de forma simultânea, e os portadores de deficiências intelectuais também contarão com espaços especiais e uma equipe preparada para dar todo o apoio necessário aos participantes, dependendo do seu nível de suporte.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem realização do Ministério da Cultura e da Magma Cultura, com patrocínio da Diamante Energia.