Prefeitura de Palhoça inaugura cinco ruas

Nas obras entregues às comunidades e nos trabalhos de repavimentação da Rua Papa João Paulo VI, o município está investindo quase R$1,3 milhão.

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, teve, no sábado (14), um dia de agenda cheia, com a inauguração de cinco ruas pavimentadas nos bairros Jardim Eldorado e Brejarú, além de visitas, para vistoria, das obras de repavimentação da Rua Papa João Paulo VI e construção de rótula com alargamentos de retornos na Avenida das Torres.

No Jardim Eldorado foram inauguradas as obras de pavimentação, à base de lajotas paver, nas ruas Verônica da Silva, Edgar Correia (fase final), Ulisses de Oliveira e Evanildo Bertolina. As duas primeiras estão incluídas na lista de obras realizadas pela Prefeitura.

As ruas Ulisses de Oliveira e Evanildo Bertolina foram pavimentadas com lajotas paver, numa parceria entre a comunidade do Jardim Eldorado e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento, por meio do programa “Mãos dadas, mãos à obra”. Com a somatória de esforços dos munícipes e investimentos do município, o programa “Mãos dadas, mãos à obra” já pavimentou mais de 80 ruas em Palhoça.

O prefeito Camilo Martins também fez a entrega das obras de pavimentação paver da Rua José Linhares, no loteamento Brejarú, outra antiga reivindicação comunitária.

No período de aproximadamente seis anos, a Prefeitura de Palhoça já pavimentou com, asfalto, lajotas e paver mais de 600 ruas, um grande número com obras complementares de meio fio, calçadas e drenagem, além de equipamentos para melhorar a iluminação. São registros de uma média de aproximadamente cem inaugurações por ano, ou quase uma rua pavimentada a cada 30 dias.

Camilo Martins informa que um considerável número de obras de pavimentação estão sendo licitadas ou entrarão, em breve, em processo licitatório. “Nosso desejo é entregar o maior número possível de ruas pavimentadas e com obras complementares, pois isso significa mais qualidade de vida para as comunidades. Mesmo nos piores momentos da crise que atingiu o país, mesmo quando muitas cidades estavam quebrando, continuamos investindo. Por trás de cada obra, independentemente do tamanho e do volume de recursos, há muito planejamento e organização, que é tarefa de uma equipe de engenheiros e técnicos”, comentou o prefeito.

Papa João Paulo VI

No sábado, o prefeito também visitou a Rua Papa João Paulo VI, no bairro Ponde do Imaruim, que está passando por um processo de repavimentação asfáltica, em toda a sua extensão, do centro da cidade ao “viaduto do Eldorado”. É uma via “doméstica”, inclusa na malha viária do município, junto à marginal da BR-101. O secretário de Infraestrutura e Saneamento, Eduardo Freccia, explica a necessidade da repavimentação porque, segundo lembra, “a capa asfáltica data de aproximadamente duas décadas”, o que justifica o desgaste.

Avenida das Torres

Outra obra vistoriada pelo prefeito Camilo Martins, também no sábado, inclui melhorias na Avenida das Torres, no Jardim Eldorado, próximo à divisa com o município de São José. Além de uma rótula, a Prefeitura está procedendo o alargamento dos retornos da via pública, visando melhorar a mobilidade e aumentar os padrões de segurança.

As cinco ruas inauguradas, nos bairros Jardim Eldorado e Brejarú, e mais as obras da Papa João Paulo VI somam investimentos de quase R$1,3 milhão de reais, com recursos próprios e financiamento.

Por Luiz Carlos Baby Espíndola

Foto: Adriel Douglas/PMP