Prefeitura de Florianópolis quase zera fila de espera na educação infantil

Com mais de 3.800 crianças antes aguardando vaga, esse número foi reduzido para 77

Em 2016, a fila de espera para uma vaga na educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis era de 3.872 crianças. E agora, em 2021, há apenas 77 crianças aguardando para serem atendidas.

Para desafogar a fila de espera, a Prefeitura de Florianópolis está construindo núcleos de educação infantil municipal (Neims) e ampliando unidades. Além disso, a Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais, da Secretaria de Educação, possui um setor de acompanhamento e remanejamento de vagas.

Uma equipe de monitoramento fica atenta para que no momento em que sobra uma vaga, devido, por exemplo, a mudança da família para outro município, chamar outra criança para imediatamente ser matriculada na rede municipal de ensino.

É função dessa equipe também oferecer aos familiares, quando possível, a oportunidade de matrícula em um Neim que a princípio não era o de preferência deles.

“O número é muito animador, o de termos apenas 77 crianças na fila. Mas, não vamos sossegar enquanto todas as crianças não estiverem acolhidas em nossos espaços”, frisa o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

Durante os meses de maio e junho foram validadas 2.054 inscrições para uma vaga em núcleos de educação infantil. Desse total, 96,25% conseguiram se matricular.

Atualmente, estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis 14.672 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, distribuídas em 83 unidades de educação. Há ainda mais 1.600 crianças em 13 instituições conveniadas que recebem auxílio da Prefeitura.

NOVAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • NEIM EVANDRO DE SOUSA (Caieira do Saco dos Limões): 240 VAGAS
  • NEIM SÉRGIO GRANDO (Morro do Céu): 180 VAGAS
  • NEIM MORRO DO HORÁCIO (Morro do Horácio): 240 VAGAS
  • NEIM VÓ TEREZINHA (Santa Vitória): 240 VAGAS
  • NEIM Tapera (Tapera): 200 VAGAS
  • NEIM Areias do Campeche (Areias do Campeche): 200 VAGAS (em obras)
  • NEIM Red Park (Rio Vermelho): 200 VAGAS (em obras)