Pessoas de 59 e 58 anos com comorbidades serão vacinadas neste sábado (8)

Pessoas que estavam como grupos prioritários anteriormente e não conseguiram ser vacinadas com a primeira dose, serão vacinadas em nove pontos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, fará neste sábado (8) a vacinação de pessoas com comorbidades. Além das pessoas transplantadas, beneficiárias de BPC e pessoas com síndrome de down 18 anos ou mais, poderão ser vacinadas as pessoas de 58 e 59 anos ou mais com as seguintes comorbidades:

Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndrome coronarianas;
Valvopatias;
Miocardites e Pericardiopatias;
Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênita no adulto;
Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular;
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos;
Hemoglobinopatias graves;
Obesidade mórbida;
Síndrome de down;
Cirrose hepática.

A listagem está completa no site covidômetro.

Locais das 9h às 16h:

Centro Eventos Luiz Henrique da Silveira – Drive e Ponto Fixo;
Centro de Eventos da UFSC – Drive e Ponto Fixo;
Beira-mar Continental – Drive e Ponto Fixo;
Antigo Aeroporto – Drive e Ponto Fixo;
Floripa Shopping – Ponto fixo.

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal de 18 anos ou mais, serão vacinadas nos locais onde fazem o procedimento. O próprio serviço fará o agendamento do dia de vacinação.

Já quem possui comorbidades, e está acamado ou com dificuldade de locomoção, poderá, a partir de segunda-feira, entrar em contato com sua equipe de saúde para fazer o agendamento da vacinação em domicílio.

Comprovação de comorbidades

Para comprovação de comorbidades as pessoas deverão levar para a vacinação um atestado seguindo o modelo do site https://covidometrofloripa.com.br/, ou atestado que conste a indicação descrita como padronizado na lista. Para diabéticos, pode ser usada receita de insulina (validade do último ano) e, para pessoas vivendo com hiv, pode ser usado resultado de carga viral, receita de antiretroviral ou o atestado.

A população que estiver elencada para a vacinação e não conseguir ir até um destes locais poderá contar com corridas gratuitas do aplicativo 99. As pessoas que precisarem do auxílio devem baixar o aplicativo “99”, disponível na Apple Store e Google Play, e entrar em contato pelo WhatsApp com o número 32391511 das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. Será utilizado um voucher promocional da casa do usuário até o ponto fixo e posteriormente, outro voucher, do ponto fixo até a casa. No pedido as pessoas devem se identificar com nome completo, CPF e comprovante de residência.

Fotos: Cristiano Andujar/PMF