Kits de material escolar são entregues em todas as escolas da rede estadual

A distribuição de kits de material escolar para o Ensino Regular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciou na primeira semana de aula. A Secretaria de Estado da Educação (SED) entregará, ao todo, 405 mil kits em todas as Coordenadorias Regionais de Educação. No Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) todas as crianças matriculadas receberão os materiais para uso na escola. Já para o Ensino Médio e EJA a entrega será priorizada para aqueles que necessitarem.

“Esse é um investimento da Secretaria da Educação para prover recursos que sejam utilizados na sala de aula como incentivo às atividades didático-pedagógicas. Esperamos que esses instrumentos motivem ainda mais os estudantes da rede estadual. Nosso trabalho visa proporcionar as melhores condições para onde a educação acontece”, destaca o secretário Natalino Uggioni.

O kit para os alunos dos Anos Iniciais conta com 12 itens, entre eles, canetinha hidrográfica, cola branca e colorida, lápis de cor e material dourado para atividades relacionadas à matemática. Os Anos Finais também receberão a mesma quantidade de itens, como calculadora de bolso, régua, transferidor e esquadro. Os estudantes do Ensino Médio e EJA que precisarem irão receber um kit com seis itens, como caderno universitário, lapiseira e régua. Ainda há algumas escolas da rede estadual que fornecem aos pais e responsáveis uma sugestão de lista de material a serem utilizados em atividades pedagógicas de acordo com a série do aluno. A aquisição não é obrigatória, já que o Estado fornece esses itens.

O processo de compra materiais escolares foi feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para receber os kits, a SED aderiu à Ata de Registro de Preço (ARP) do FNDE. No total, foram investidos R$ 19.097.300,00 nos materiais escolares para o Ensino Regular e EJA. Para o gerente de Gestão e Supervisão Escolar, Rogério Martins Miguel, a entrega dos materiais estimula a dedicação aos estudos das crianças e jovens. “Nossa gerência está se empenhando na abertura de processos licitatórios para atender aos alunos e unidades de ensino da melhor forma possível”, destaca.

Entrega para o EJA prioritário

No mês de janeiro a SED iniciou a entrega de kits de material escolar para todos os alunos das unidades prisionais, escolas indígenas e comunidades quilombolas que frequentam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cadernos de brochura, canetas, lápis, borracha, régua e calculadora fazem parte do material individual entregue. Ao todo, cinco mil kits chegam a 43 unidades prisionais, nove comunidades quilombolas e 19 escolas indígenas.

Por Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Educação

Foto: Divulgação Ascom SED