Inscrições abertas para cursos técnicos do IFSC

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o edital de vagas remanescentes e cadastro de reserva do IFSC, com opções para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e também curso Proeja em 14 cidades de Santa Catarina: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Carlos, São José e Tubarão.

A seleção será por ordem de manifestação de interesse na vaga , que é feita por meio do envio da documentação exigida no edital 12/Deing/2023/2. O link para o envio dos documentos também está no edital, cuja leitura é obrigatória. O resultado será divulgado no dia 6 de julho.

Os candidatos que manifestarem interesse na vaga via formulário e que não forem contemplados com vaga no curso pretendido permanecerão em lista de espera, e caso surjam novas vagas, poderão ser chamados para efetivação da matrícula e eventual complementação da documentação faltante.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Já os cursos Proeja/Técnico integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são voltados a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade regular. Para ingressar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula.

Para saber a data de início das aulas, consulte o calendário do câmpus de seu interesse.

Mais informações e cronogramas estão disponíveis na página de Editais Abertos.

Vagas no Câmpus da Grande Florianópolis:

Câmpus Florianópolis

Técnico integrado em Eletrotécnica – Cadastro de Reserva (vespertino)Técnico subsequente em Agrimensura – 21 vagas (matutino) e Cadastro de Reserva (noturno)Técnico subsequente em Edificações – Cadastro de Reserva (matutino)Técnico subsequente em Geoprocessamento – Cadastro de Reserva (vespertino)Técnico subsequente em Manutenção Automotiva – 7 vagas (matutino)Técnico subsequente em Mecânica – 18 vagas (vespertino) e 2 vagas (noturno)Técnico subsequente em Meio Ambiente – Cadastro de ReservaTécnico subsequente em Meteorologia – 24 vagas (matutino)Técnico subsequente em Saneamento – 5 vagas (noturno)

Câmpus Florianópolis-Continente

Técnico subsequente em Eventos – 1 vaga (noturno)Técnico subsequente em Restaurante e Bar – 13 vagas (vespertino)Proeja Técnico em Cozinha integrado ao ensino médio – 13 vagas (noturno)

Câmpus São José

Técnico integrado em Refrigeração e Climatização – 4 vagas (matutino)Técnico integrado em Telecomunicações – Cadastro de Reserva (matutino)Técnico subsequente em Refrigeração e Climatização – 8 vagas (noturno)