Inscrições abertas para curso de Operador de Computador no IFSC

Estão abertas até 1º de dezembro as inscrições no curso de qualificação integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Operador de Computador, oferecido pelo Câmpus São José do IFSC e destinado a pessoas com 18 anos ou mais que ainda não terminaram o ensino médio (antigo segundo grau). O curso tem duração de dois anos e nele o aluno estuda tanto as disciplinas específicas da área de Operador de Computador quanto as do ensino médio.

Para poder participar do processo seletivo, é necessário ter 18 anos ou mais e ter terminado o ensino fundamental (antigo primeiro grau), mas sem ter concluído o ensino médio. Tanto brasileiros quanto estrangeiros podem se inscrever.

As inscrições devem ser feitas pela internet e são de graça, assim como todo o curso. A seleção vai ser realizada em 4 de dezembro por meio de sorteio público online (o candidato não precisa estar presente no local do sorteio). O resultado será divulgado no site do IFSC.

Inscreva-se no curso

As aulas do curso de Operador de Computador são presenciais, no Câmpus São José (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida), e acontecem à noite, das 19h às 22h. O primeiro dia de aula será 15 de fevereiro.

-> Link para o sorteio público, que será realizado em 4 de dezembro

Mais informações podem ser encontradas no edital do processo seletivo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Câmpus São José pelo e-mail secretaria.sje@ifsc.edu.br.

Sobre o curso

Quem se forma no curso de Operador de Computador está preparado para instalar, configurar e operar sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos em computadores. Ele organiza a entrada e a saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

Com esses conhecimentos, o estudante formado no curso pode trabalhar em empresas de tecnologia ou em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor (como ONGs, associações, entre outras) que demandem sistemas computacionais.

As aulas são desenvolvidas nas salas de aula, nos laboratórios específicos de Biologia, Química, Física, Ciências Humanas, Linguagens e Informática, no Miniauditório, na Sala de Cultura e na quadra poliesportiva. Além disso, os estudantes têm acesso à biblioteca, sala de atendimento paralelo, cozinha e laboratórios de Informática nos horários extraclasses.