Inaugurada a base operacional da GMF no Largo da Alfândega

Na cerimônia, também foi assinado decreto de criação da Guarda Municipal Ambiental.

A Guarda Municipal de Florianópolis ganhou uma nova base operacional, no Largo da Alfândega. Junto à base Norte, essa é mais uma estrutura além da base de Coqueiros, que permite uma permanência efetiva da GMF em pontos estratégicos da cidade. A cerimônia de entrega foi feita na última quarta-feira à tarde, e na oportunidade, novas ações de segurança pública também foram apresentadas.

A base da Alfândega vai funcionar como ponto de proximidade com a população, tendo um balcão de atendimento ao público, e também migrando a central de atendimento 153 para o local. Na oportunidade, também foram entregues cinco novas motocicletas, para uso operacional da instituição, assinado termo de cooperação técnica com a PRF e decreto de criação do Grupo de Gestão Integrada (GGI), entre forças de segurança.

“Me despeço dessa gestão sabendo que a administração da Guarda Municipal não poderia estar melhor. A capacitação dos líderes e agentes permitiram a criação de medidas efetivas para melhoria da segurança pública na Capital”, afirmou o prefeito Gean Loureiro.

De acordo com o Comandante da GMF, Guarda Brasil, a base da Alfândega é um ponto estratégico para segurança da região Central.

“Além de estarmos cuidando diretamente de um patrimônio da cidade, o largo da Alfândega, é importante termos um local físico nesta região também, facilitando o deslocamento dos nossos agentes e mantendo uma equipe com boa estrutura no Centro”.

Guarda Municipal Ambiental

Durante a cerimônia da última quarta-feira, também foi assinado o decreto de Criação da Guarda Municipal Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e do Meio Ambiente.

A base da GM Ambiental vai funcionar no Jardim Botânico do Itacorubi e contará com agentes dos dois setores, para atender efetivamente ocorrências que envolvam o meio ambiente. O órgão vai exercer o papel de fiscalização geral em operações ambientais.

“Cada vez mais a Guarda Municipal busca soluções para problemas específicos e nichados dentro da cidade. Foi percebida a necessidade de um órgão de proteção ambiental atrelado à segurança pública e trabalhamos para essa realização”, comenta o secretário de Segurança Pública, Araújo Gomes.

Fotos: Marcos Albuquerque/PMF