Grupos mineiros apresentam espetáculos gratuitos

Três espetáculos gratuitos de dois dos mais importantes grupos de teatro de Minas Gerais ocuparão palcos e praças de Florianópolis durante a 11ª edição da Maratona Cultural, entre os dias 21 e 23 de março. As apresentações do Grupo Galpão e do Grupo Maria Cutia, ambos de Belo Horizonte, integram uma programação com 462 ações culturais em 100 endereços da capital catarinense, distribuídas por 20 bairros e mais de 40 horas de atividades gratuitas.
A agenda teatral começa na sexta-feira (21), às 19h30, com o espetáculo “Cabaré Coragem”, do Grupo Galpão, no Largo da Catedral. Criado inicialmente para espaços fechados, o espetáculo ganhou novos contornos ao ser levado para praças e ruas, onde se fortaleceu como uma grande festa popular com forte crítica social.
“Percebemos que o espetáculo tem um grande poder de comunicação e alcança várias idades. Queríamos abrir esse espaço para o maior número de público possível. Por isso, apresentá-lo na rua, especialmente em um lugar simbólico como a Catedral de Florianópolis, é uma grande alegria”, afirma o ator e diretor do Grupo Galpão Júlio Maciel.
Inspirado no teatro de Bertolt Brecht e no universo do cabaré, “Cabaré Coragem” apresenta uma trupe decadente que, apesar das adversidades, reafirma a arte como espaço de identidade, resistência e celebração. Música ao vivo, dança, dramaturgia autoral e fragmentos brechtianos criam uma experiência imersiva e participativa.
Mais do que uma adaptação de Mãe Coragem, a obra se inspira no pensamento social e político de Brecht e marca o retorno do grupo aos palcos após cinco anos sem estrear um novo espetáculo. “Sentimos que precisávamos que esse reencontro fosse uma grande festa, com humor, música e alegria, mas também com profunda crítica social e política. Daí o nome Cabaré Coragem — porque foi preciso coragem para atravessar os últimos anos, e será preciso ainda mais para seguir em frente”, explica Júlio.
Com 42 anos de trajetória, o Galpão mantém sua essência popular, nascida nas ruas de Belo Horizonte. “A rua é onde formamos um público diverso, de todas as idades e camadas sociais. É também onde cumprimos a função social do teatro – discutir questões essenciais e criar momentos de comunhão e transformação”, completa o artista.
No sábado (22), às 19h, o Grupo Maria Cutia estreia no Sul do Brasil sua montagem de “O Auto da Compadecida”, no Teatro Ademir Rosa – CIC. Com direção de Gabriel Villela, o espetáculo revisita o clássico de Ariano Suassuna com uma estética barroca e carnavalesca, misturando o sagrado e o profano, a crítica e o riso.
Encerrando a participação mineira, no domingo (23), às 16h, o grupo apresenta “Mundos”, também no CIC, espetáculo musical voltado ao público infantil e familiar. A peça propõe uma viagem lúdica pelos cinco continentes, a partir de canções tradicionais da infância de sete países: Holanda, Benin, Tonga, França, Indonésia, Japão e Colômbia.
A programação completa no site maratonacultural.com ou @maratonacultural.
Serviço
Sexta-feira, 21 de março
“Cabaré Coragem” – Grupo Galpão (Belo Horizonte/MG)
19h30 | 📍Largo da Catedral – Rua Padre Miguelino, Centro
Classificação: 16 anos | Entrada gratuita
Sábado, 22 de março
“O Auto da Compadecida” – Grupo Maria Cutia (Belo Horizonte/MG)
19h | 📍Teatro Ademir Rosa – CIC – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Classificação: 12 anos | Entrada gratuita Necessário retirar ingresso no https://www.pensanoevento.com.br/maratonacultural2025
Domingo, 23 de março
“Mundos” – Grupo Maria Cutia (Belo Horizonte/MG)
16h | 📍Teatro Ademir Rosa – CIC – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Classificação: livre | Entrada gratuita Necessário retirar ingresso no https://www.pensanoevento.com.br/maratonacultural2025