Governo autoriza retorno de cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais

O governo do Estado anunciou na noite desta quarta-feira (20) que vai autorizar o retorno de consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas em Santa Catarina. A medida já vale a partir desta quinta (21) e será editada via portaria. As atividades estavam suspensas desde 18 de março, quando passou a vigorar o primeiro decreto estadual. 

“A retomada deve ser dar a partir de hoje [20], com a publicação da portaria no Diário Oficial”, disse o governador Carlos Moisés da Silva. 

Segundo o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, a portaria prevê regramento para distanciamento social, assim como todas as outras atividades que tiveram autorização para voltar a funcionar. O texto prevê que as unidades atuem com 50% da capacidade, além de outros cuidados sanitários. 

A medida era considerada urgente pelo setor de hospitais filantrópicos. Isso porque a atividade é uma grande fonte de renda das unidades e a falta de recursos atingiu em cheio o setor. 

Segundo o presidente da Associação dos Hospitais de SC (Ahesc), Altamiro Bittencourt, se não houver ajuda do Estado algumas unidades podem ter dificuldade de pagar salários já no próximo mês.