Floripa Tap com espetáculos e apresentações gratuitos

A 13ª edição do festival internacional de sapateado Floripa Tap terá oito espetáculos e apresentações gratuitas em diferentes palcos na Capital durante o feriadão de Corpus Christi, de 29 de maio a 2 de junho.

Em 2024 o evento também se aproxima mais do público: contará com um palco aberto na avenida Beira-mar Norte, no coração da cidade. E seguirá oferecendo oficinas de dança gratuitas dentro da programação que soma mais de 60 aulas e oficinas, cujas inscrições estão abertas.

Haverá apresentações gratuitas também no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e na casa Bugio Trindade, que terá duelos de sapateado e Jam Session.

O CIC sediará também o principal espetáculo do festival, a Noite de Gala, única programação que tem ingressos à venda, reunindo apresentações solo e em grupo dos artistas internacionais e nacionais de destaque no evento, além de grupos selecionados de todo o País. Parte da programação terá ainda tradução em libras.

Dentre os artistas que se apresentarão no festival, destaque para quatro sapateadores internacionais. Josette Wiggan, uma virtuose do Jazz Dance, professora da Glorya Kaufman School of Dance, em Los Angeles (EUA), e integrante de elenco e autora de trabalhos para produções cinematográficas e espetáculos, que vem pela primeira vez ao Brasil; Maud Arnold (EUA), considerada a “madrinha” do Floripa Tap e profissional reconhecida por trabalhos com Beyoncé e por integrar o grupo Syncopated Ladies; Star Dixon (EUA), que integra a companhia de tap M.A.D.D. Rhythms e retorna ao festival depois de três anos; e o suíço Daniel Borak, que também é coreógrafo de peças premiadas internacionalmente, já deu aulas em festivais de diversos países e ganhou 11 medalhas de ouro em apresentações solo em campeonato mundial da Alemanha.

 OS ESPETÁCULOS GRATUITOS

» PALCO BEIRA-MAR NORTE

+ Mostra de Dança
30 de maio (quinta-feira), às 20h
Apresenta performances solos, de duos, trios e grupos de todo o Brasil, selecionados pela curadoria do festival. Serão mais de 50 apresentações em sequência, com duração de aproximadamente 3h no total.

+ Espetáculo “O Som Lá de Casa”, com a companhia Based in BXD (RJ)
31 de maio (sexta-feira), às 19h30 – com tradução em libras
Apresenta narrativas individuais e coletivas de quem nasce e cresce ouvindo de tudo um pouco através de um espetáculo de tap dance. Atividades comuns e interações sociais se tornam arte. Entre caminhadas, deslizes e encontros, são celebradas ações ordinárias que, na dança, se tornam extraordinárias. O espetáculo conta com seis sapateadores.

+ Show “Minha Prece Ecoa”, com a cantora Dandara Manoela (SC)
31 de maio (sexta-feira), às 20h30 – com tradução em libras
De voz potente e complexa, vencedora dos prêmios catarinenses de melhor cantora (2017) e melhor álbum (2018), Dandara transita pelo samba e pela MPB. A cantora e compositora de Florianópolis se apresenta com banda formada por seis músicos: Gui Natel, Alexandre Vicente, Jack, Caio Telles, Lucas Kehinde e Diego Carqueja. O repertório traz canções do seu primeiro álbum, Retrato Falado, e novos singles como Meu Canto, de 2019, Raiz Forte e Pretas Yabás, ambos de 2020. É um show de celebração, pelo qual Dandara comemora as conquistas em sua carreira.

» TEATRO DO CIC

+ Apresentação Repertório e Residências
2 de junho (domingo), às 19h
Apresentação de coreografias de sapateado desenvolvidas pelos alunos das oficinas de repertório do festival e também de espetáculos criados por grupos de alunos das residências, que são imersões em processos de criação de espetáculos, como concepção cênica, ritmo, disposição do elenco e sequência de passos.

+ Espetáculo “Se não Agora, quando?”, da Cia Trupe Toe (SC)
2 de junho (domingo), às 20h – com tradução em libras
Com concepção da Cia Trupe Toe, sediada em Florianópolis e integrada também por dançarinos de outros estados, o espetáculo reflete sobre uma sociedade mais igualitária em vários aspectos, utilizando a arte na busca equidade de gêneros, etnias e raças. A trilha sonora é destaque com samba, maracatu, ciranda, declamações e muita percussão, e executada ao vivo por nomes como Dandara Manoela. A coreógrafa e sapateadora Marina Coura, diretora do Floripa Tap, também dirige o espetáculo. A Cia Trupe Toe oferece uma nova conversa ao sapateado, com a busca da inclusão de uma linguagem própria brasileira.

+ Espetáculo “Yebo Musical”, com a companhia Gumboot Dance Brasil (SP)
2 de junho (domingo), às 21h
Ancorado no Gumboot Dance, dança popular secular criada por trabalhadores na África do Sul, com musicalidade percussiva e corporal. É um espetáculo cheio de dança com direção do renomado diretor e coreógrafo Rubens Oliveira. Yebo apresenta um potente encontro entre a música e a dança Africana e Afro-brasileira.

» BUGIO TRINDADE

+ Duelo de sapateadores
29 de maio (quarta-feira), às 19h
A improvisação é uma forte característica do sapateado e originou os tradicionais duelos entre dançarinos, também chamados de “batalhas de improviso” ou “cutting contest”. Os sapateadores vão sendo desafiados e ganha quem conseguir deixar a criatividade fluir sem perder a contagem do tempo e dos compassos. Os duelos do Floripa Tap serão acompanhados por música ao vivo e entre os jurados estarão os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça).

+ Jam Session com sapateado
29 de maio (quarta-feira), às 21h
São performances de sapateado improvisadas com participantes do Floripa Tap, como a diretora e coreógrafa Marina Coura, os convidados internacionais Josette Viggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça). Todas apresentadas ao som de música ao vivo de Leandro Fortes (violão), Ângela Coltri (flauta transversal) e Trovão Rocha (baixo).A proposta é dançar e se divertir, sem apurar vencedores.

» NOITE DE GALA
No Teatro Ademir Rosa, no CIC, no dia 1° de junho, às 20h30.
Apresentações de grupos convidados e dos artistas internacionais que participam do Floripa Tap: Josette Wiggan, Maud Arnold e Star Dixon (EUA) e Daniel Borak (Suíça). Ingressos: https://www.blueticket.com.br/search?q=noite%20de%20gala

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://linktr.ee/floripatap

Foto: Marina Coura