Festival SGB abre inscrições gratuitas para 10ª edição

O evento será 100% online e gratuito e acontece de 26 a 30 de outubro 

Com o convite “Mergulhe nas profundezas de conversas que importam”, o Social Good Brasil realiza o Festival SGB. Em sua 10ª edição, o maior evento de tecnologia e dados para impacto social do país traz, mais uma vez, agenda pautada em tendências mundo afora ou que despertam um olhar cuidadoso, como os grandes temas da humanidade – a pandemia e a mobilização de pessoas para a ação até a pauta de educação em dados para todos – mostrando o impacto da era dos dados na vida dos brasileiros. O evento será online, de 26 a 30 de outubro, e as inscrições gratuitas estão abertas a partir desta quarta-feira (22) pelo site

O encontro é realizado anualmente e a primeira edição, em 2012, foi também onde surgiu a organização Social Good Brasil. Por isso, em 2021, o SGB celebra a trajetória e as histórias das pessoas que estiveram junto nos últimos anos. Desde o início, a atuação e os projetos da ONG foram se transformando, mas a essência continua a mesma: estimular o uso consciente da tecnologia, agora também dos dados, para resolver problemas sociais.

“Quando falamos lá em 2012 sobre o conceito de ‘social good’, uso das tecnologias e novas mídias para impacto social, ninguém sabia que viraria uma tendência. Agora, mais uma vez, o mundo volta o olhar para a fluência em dados, habilidade do futuro, mas tão necessária no dia a dia para enfrentar golpes e vazamentos ou para fazer uma simples compra online. O propósito do SGB é democratizar a educação em dados, ou seja, apoiar as pessoas com a nossa metodologia e uma jornada com conteúdos, experiências e cursos”, conta a presidente-voluntária da organização, Fernanda Bornhausen. O Festival SGB faz parte da Jornada de Educação em Dados SGB, sendo para muitas pessoas a primeira conexão com a temática.

Entre os palestrantes confirmados para a 10ª edição estão alguns destaques de outros anos, como Andrew Means, Diretor Senior da Salesforce Global e fundador da maior rede de profissionais de dados no setor social, a Data Analysts for Social Good, Henry Timms, Presidente e CEO do Lincoln Center e um dos fundadores do #GivingTuesday, um movimento filantrópico global que envolve pessoas de quase 100 países e já gerou centenas de milhões de dólares para boas causas; e Jake Porway, cofundador da Data Kind, que utiliza o poder da ciência de dados a serviço da humanidade. Porway – que já foi cientista de dados do laboratório de pesquisa do New York Times e colaborou com grupos como NASA e Google – participa do evento pela primeira vez. 

Ana Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes, também é uma das palestrantes. Assim como Lucia Dellagnelo, Presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Harvard. O arquiteto e empreendedor social Edgard Gouveia Junior, que já faz parte do Festival SGB desde 2014 como mestre “sem cerimônias”, também está dentro dessa edição comemorativa.

O evento é para diversos públicos, como estudantes que estão entrando no mercado de trabalho, empreendedores de diversos setores, cientistas de dados, investidores sociais ou gestores públicos. De quem está boiando no mar de dados – que já ouviu falar sobre algoritmos, privacidade mas não sabe a relação com a sua vida – até quem já sabe nadar mas está buscando uma rota para navegar no oceano de dados – pessoas que se consideram fluentes nesse idioma, mas desejam se conectar com propósito e impacto social. Também é para pessoas inquietas e curiosas, que gostam de se inspirar ou aprender. 

Nesse ano, o Festival SGB traz: 5 dias de programação, mais de 20 horas de conteúdo e atrações culturais e mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais. O evento também terá interpretação simultânea de Libras, além de tradução dos painéis com convidados internacionais. 

Apoios e Parcerias

O Festival SGB é um evento realizado pelo Social Good Brasil, que tem apoio dos Parceiros Masters Fundação Telefônica Vivo e Engie Brasil. O evento é, também, realizado pelo Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com apoio do Mercado Livre e SulAmérica.

Festival SGB

Quando: 26 a 30 de outubro de 2021

Quanto: gratuito e online

http://www.sgb.org.br/festival

Sobre o Social Good Brasil

O Social Good Brasil é uma organização da sociedade civil (OSCIP) de Florianópolis, berço do ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro. O SGB surgiu em 2012 a partir de uma parceria com a Fundação das Nações Unidas, que lidera o +Social Good no mundo, sendo pioneiro ao trazer para o país tendências mundiais, como o uso de tecnologia e dados para gerar impacto positivo.

Em 2021, tem o propósito de levar uma metodologia inovadora e exclusiva de educação em dados para pessoas de todo o Brasil, tornando acessível um idioma essencial para o mundo digital e para o futuro do trabalho. O SGB acredita que o ser humano é o centro de todas as transformações e quer formar novos exploradores desse oceano de dados, preparados para lidar com os desafios urgentes do mundo.