Feira do Mel em Florianópolis

Depois de dois anos no mundo virtual, por conta da pandemia, a Feira do Mel de Santa Catarina retorna para as ruas do centro de Florianópolis e realiza sua 21ª edição no Largo da Alfândega, de 11 a 14 de maio, cheia de novidades. A feira vai ter 50 metros de comprimento, onde 19 produtores vão expor seus méis e derivados. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Epagri, Sebrae-SC e prefeitura de Florianópolis. A abertura oficial vai acontecer no dia 11, às 10hs, no corredor da Feira.

Quem não estiver em Florianópolis continua tendo o site http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/ para fazer suas compras on-line, plataforma criada por conta da pandemia. No site você escolhe o produto e entra em contato direto com o produtor para realizar a compra. O objetivo é ligar as duas pontas da cadeia, sem intermediário. Encomendas podem ser encaminhadas a todo Brasil.

A FAASC vai realizar esse ano uma campanha do agasalho e de arrecadação de alimentos. As doações poderão ser deixadas no estande da FAASC durante os dias da feira. As roupas e alimentos arrecadados serão encaminhadas para o Lar Recanto do Carinho e para o Asilo Irmão Joaquim, ambos em Florianópolis.

A Epagri, uma das organizadoras da Feira, fará a apresentação de seus trabalhos na área de apicultura e meliponicultura, exposição de Plantas alimentícias Não Convencionais (PANCs) e Pintura com tintas ecológicas – Cores da Terra. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o universo das abelhas e seus produtos a Epagri vai realizar um passeio técnico na feira para crianças. Além disso haverá também a distribuição de mudas de árvores nativas da mata atlântica.

No passeio técnico um especialista vai explicar como as abelhas produzem o mel, quais os tipos de méis, os produtos das abelhas, a importância da abelha para o meio ambiente e para a sociedade, entre outros. Os passeios técnicos vão acontecer na quarta, 11/05, quinta, 12/05 e sexta, 13/05, no período entre 11hs e 16hs, e sábado, às 10hs, com duração de 20 a 30min. Para participar, inclusive grupos de escola que costumam visitar a feira, basta estar no local, nos horários disponíveis.

Uma das novidades deste ano é a exposição de uma maquete da Ponte Hercílio Luz, feita todinha de biscoito de mel. A obra é de Valkíria Buss, que trabalha com a produção de biscoitos. Além disso, ela vai oferecer uma oficina gratuita de confeito de biscoito de mel. A oficina vai acontecer na quarta, 11/05, quinta 12/05 e sexta, 13/05, de manhã, das 10hs às 12hs e a tarde, das 14hs às 16hs, com duração de 20min cada. Serão quatro pessoas por oficina e a participação será por ordem de chegada.

A feira também está disponibilizando três livros de receitas que podem ser baixados no link http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/receitas/.

A Universidade Federal de Santa Catarina vai realizar um ensaio físico-químico para detectar fraude em mel por adição de açúcar. (teste do Lugol). A universidade vai fazer também uma exposição de méis florais (cristalizado e fluido), de abelhas sem ferrão e de melato da bracatinga, explorando suas diferenças sensoriais. Os visitantes terão a oportunidade de responder a um Quis com perguntas sobre os diferentes tipos de méis com distribuição de brinde.

O Núcleo de Estudos em Abelhas, Produtos Apícolas e Polinização (UFSC) vai apresentar informações sobre cochonilhas, bracatinga e produção do melato; abelhas sem ferrão, com demonstração de cinco espécies mantidas pela maioria dos meliponicultores de SC, com destaque para Tetragonisca angustula e Melipona quadrifasciata e pesquisas com Apis x agrotóxicos e ASF x paisagem. Haverá ainda caixas didáticas com espécies de abelhas (geral) e castas de Apis melífera.

Preço do Mel:

Como acontece todos os anos o valor do mel será tabelado, sendo que o quilo do mel multifloral será comercializado a R$35,00. O mel orgânico e melato de bracatinga serão vendidos ao preço de R$45,00 o quilo. Os demais produtos são de livre comercialização entre consumidor e produtor.

Produtos que serão comercializados

– Mel multifloral – Mel de Melato da Bracatinga – Própolis

– Mel composto – Cera de abelha – Balas de mel

– Biscoitos com mel – Pão de mel – Bolo de mel

– Chás com mel e própolis – Cachaça com mel – Cerveja com mel

– Pólen – Favos de mel

– Artesanato com abelhas ou produtos das abelhas

– Gel de Própolis – Creme de Própolis

– Shampoo Própolis – Condicionador Própolis

– Creme Facial – Geleia Real        

– Creme Cera de Abelha

– Sabonete Glicerinado Mel, Própolis e Pólen.

Serviço

XXI Feira do Mel de Santa Catarina

Largo da Alfândega – Centro de Florianópolis

11 a 14 de maio

Horário dias de semana – 8hs às 19hs

Horário no sábado – 8hs às 12hs

Crédito foto – Cristina Gallo