Exposição “O oceano que nos une” na Galeria Itaguaçu + Arte

Em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos e inspirada nos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta, a exposição fotográfica “O oceano que nos une”, de Áthila Bertoncini Andrade, o Áthila Peixe, apresenta ao público do Shopping Itaguaçu, obras que propõem chamar a atenção sobre a importância dos Oceanos em nossas vidas. A data começou a ser comemorada em 8 de junho de 1992, durante a Rio-92 na cidade do Rio de Janeiro, uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para que a conscientização ambiental e ecológica entrasse definitivamente na agenda dos cinco continentes. A mostra ocorre na Galeria Itaguaçu + Arte, de 6 de junho a 3 de julho, com 13 obras do oceanógrafo e fotógrafo subaquático catarinense.

Fruto de um tour por sete países, Athila apresenta neste acervo, desde o pequeno e simpático peixe-palhaço do Oceano Pacífico, que ganhou os corações de crianças e de adultos de todo o mundo com o filme “Procurando Nemo”, passando pelo maior recife artificial do mundo até o retorno das baleias jubartes ao litoral carioca após quatro décadas de proibição da caça. A exposição busca conectar as pessoas e o Oceano, num chamado à ação para salvar este que é o maior bioma do Planeta. É um apelo aos sentimentos e boas memórias que todos temos sobre o Oceano, estando longe ou perto dele.

Autor da imagem da garoupa na cédula de R$100, Áthila Bertoncini é bicampeão brasileiro de fotografia subaquática, em 2013 e 2015, além de ser medalhista no Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática da CMAS, na Holanda, em 2015. Oceanógrafo e doutor em Ciências, é também coordenador Nacional de pesquisa do Projeto Meros do Brasil e professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFSC. Especialista na bioecologia de grandes Epinephelideos (garoupas e meros), e fotógrafo subaquático e de conservação desde 2003, participou de dezenas de expedições científicas no Brasil e no exterior com fotos publicadas em revistas, jornais, livros e periódicos científicos de grande circulação. Também é membro do grupo de especialistas em garoupas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O Projeto Itaguaçu + Arte homenageia e promove artistas locais, além disso, é por meio das seleçao das obras que também busca levar uma conscientização ecológica, ambiental, artes conceituais e relevantes à temas atuais da sociedade, com mostras alusivas, sempre com a curadoria de Chris Ribeiro, em cada exposição mensal. A  exposição “O oceano que nos une” fica aberta para visitação até dia 3 de julho, no Piso L2, com entrada gratuita. Para mais informações, confira as redes sociais do shopping.

Serviço

 O quê: Exposição “O oceano que nos une”, de Athila Peixe

Quando: até o dia 3 de julho

Onde: Piso L2, na Galeria Itaguaçu + Arte – R. Gerôncio Thives, 1079 – Barreiros, São José – SC

Quanto: Acesso gratuito à galeria

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.

Produção Cultural: Chris Ribeiro