Espetáculo gratuito Florbela Espanca

A atriz Diana Adada Padilha interpreta um monólogo com a intensidade da vida e obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Considerada uma grande figura feminina da literatura portuguesa, Florbela foi uma mulher à frente do seu tempo, marcada pelo pioneirismo e independência presentes em sua vida pessoal e atuação profissional. Formou-se em Direito num espaço majoritariamente masculino, viveu sob os percalços de ser mulher e escritora no início do século XX. Nascida em Vila Viçosa, no Alentejo, Portugal, Florbela suicidou-se na madrugada em que completava 36 anos.

A peça, com direção de Sulanger Bavaresco, traz a visibilidade da ocupação de espaços pelas mulheres através de uma figura histórica que enfrentou as adversidades e as restrições do seu tempo. A poesia de Florbela aborda temas como amor, erotização, angústia e sofrimento.

Desde sua estreia, em julho de 2022, o espetáculo Florbela Espanca realizou temporada de apresentações em Florianópolis e em São Paulo, alcançando boa repercussão junto ao público pela qualidade técnica e artística da montagem.

Parafraseando a própria Florbela Espanca, o Dromedário Loquaz propõe com a montagem a realização de um Teatro de Mágoas. Um teatro de denúncia que exprime a necessidade de destacar o não dito, de dar luz e voz a uma figura histórica feminina que foi perseguida e detratada. Um teatro que leva o espectador a um mergulho no universo denso da vida e obra de uma talentosa artista inconformada com as limitações impostas a ela em razão de ser mulher e que, ao emergir da cena consiga perceber que a situação se repete atualmente, sufocando e restringindo a potencialidade de mulheres em todo o mundo.

Ao término de cada apresentação ocorrerá uma Roda de Conversa da diretora e da atriz com a plateia, abordando informações históricas sobre a vida e obra da poetisa Florbela Espanca, além de aspectos da criação da dramaturgia e encenação do espetáculo.

As apresentações serão realizadas em São José (23/02), Palhoça  (02/03), São João Batista (07/03), e Florianópolis (16/03) e a entrada é gratuita. Os convites serão disponibilizados nos locais uma hora antes das apresentações.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

SOBRE O GRUPO:

O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.

SERVIÇO:

Florbela Espanca  – Grupo O Dromedário Loquaz

Duração: 65 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

SÃO JOSÉ

23/02, sexta-feira, 20h: Teatro Saem

Endereço: Rua da Independência, 1076, Areias, São José – SC

PALHOÇA

02/03, sábado, 19h: Centro Cultural de Palhoça

Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 223 – 239 – Centro, Palhoça – SC

SÃO JOÃO BATISTA

07/03, quinta-feira, 20h: Centro Cultural Batistense Professora Roselene Duarte Clemes

Endereço: R. Ramão Pedro Rodrigues – Centro, São João Batista – SC

FLORIANÓPOLIS 

16/03, sábado, 20h: Teatro Camarim

Endereço: Rua Profa. Antonieta de Barros, 976 – Estreito, Florianópolis – SC

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e direção: Sulanger Bavaresco

Atuação: Diana Adada Padilha

Iluminação: Marco Ribeiro

Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani

Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha e Sulanger Bavaresco

Fotografia: Luiza Filippo

Produção Técnica: Magda Scors Campos

Assessoria de Comunicação: Gisele Palma

Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Classificação indicativa: 14 anos

Contatos do grupo:

Site : http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro

Fanpage: www.facebook.com/dromedarioloquaz

Instagram: https://www.instagram.com/dromedarioloquaz/

foto: Luiza Filippo